5 de setembro de 2015

Prefeito vistoria recuperação de trecho da rua Tiradentes em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, esteve visitando na última quinta-feira (3), junto com o vereador Alam Rogério, o trecho da rua Tiradentes que inicia no fundo da Estação de Tratamento de Água (ETA) e vai até a praça do Colégio João Batista. Essa pedaço de rua é de chão batido e foi totalmente recuperado com o serviço de patrolamento, cascalhamento e limpeza de todo o local. Durante dois dias parte da equipe da secretaria municipal de Infraestrutura trabalhou com a motoniveladora, uma retroescavadeira e uma caçamba que além de jogar cascalho, ainda retirou bastante entulho do local.

Secretaria de Assistência Social de Ibicaraí promove curso de culinária


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí - CRAS
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibicaraí, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou nos dias 31 de Agosto, 01 e 02 de setembro, uma Oficina de Culinária, nos turnos manhã e tarde. Aproximadamente 22 mulheres participaram das oficinas, que incluem o aprendizado de pratos doces e salgados, tendo a oportunidade de aprender uma nova forma para gerar renda extra para as suas famílias. As alunas fazem parte da Associação Caminhando Para Vencer. O curso foi ofertado pelo CRAS com parceria da Uesc e foi ministrado pela Instrutora Maria Dione de Oliveira Santos, que durante três dias dividiu seus conhecimentos com a turma. Além do aprendizado, o momento das aulas também proporcionam uma troca de experiências culinárias entre o grupo.

3 de setembro de 2015

Feriado prolongado terá tempo quente e seco em grande parte da Bahia


Não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo para os próximos dias, que inclui o feriado de 7 de setembro. A massa de ar seco continua ganhando força, o que deve manter o céu ensolarado e sem chuvas na maior parte do Nordeste brasileiro. As informações são do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).
Na Bahia, esse sistema está influenciando com mais intensidade na faixa centro-oeste e norte do estado, onde, além de deixar o tempo seco, também está contribuindo para elevar as temperaturas, sobretudo nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas podem chegar aos 37°C. Com a ausência de nuvens, as maiores temperaturas serão mais frequentes no período da tarde, enquanto que as menores (mínimas de até 15°C) serão durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Uesc assina convênio com Ministério Público para desenvolver ações integradas


Um termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações integradas em diversas áreas do conhecimento foi assinado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Ministério Público do Estado da Bahia. A parceria vai possibilitar a troca de informações, resultados e diagnósticos sobre irregularidades nas áreas de saúde e educação e áreas afins, atividades de pesquisa, extensão, além de intervenções das instituições nas esferas de suas atribuições.

As atividades vão contemplar reuniões, palestras, seminários, pesquisas, publicações acadêmicas na comunidade baiana, aproximando o Ministério Público e a Uesc, que poderão melhor esclarecer a sociedade sobre os seus direitos fundamentais, trabalhando com noções de direitos humanos, cidadania e respeito ao meio ambiente. 

Bahia tem quatro municípios com categoria A no Mapa Turístico Nacional


A Bahia é um dos estados que mais têm destinos com a nota ‘A’ no Mapa Turístico Nacional. São quatro dos 51 municípios do Brasil que atendem a todos os critérios de qualificação estabelecidos pelo Ministério do Turismo para receber bem o visitante. Salvador, Porto Seguro, Cairu (Morro de São Paulo) e Mata de São João (Praia do Forte) são as cidades baianas que mais foram qualificadas para receber o turista em critérios como meios de hospedagem, empregos formais e fluxo turístico nacional e internacional. 

2 de setembro de 2015

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016


PDF
Imprimir

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), até dia 22 de outubro, através da páginawww.processoseletivo.ifba.edu.br.
São 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Os cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) destinam-se aos candidatos que concluíram o ensino médio. Na seleção, 100% das vagas serão ocupados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

31 de agosto de 2015

Embasa lança edital de abertura de concurso público


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), publicou, na edição do Diário Oficial do Estado deste fim de semana (29 e 30), o edital de abertura de concurso público. O certame visa ao preenchimento de nove vagas, das quais três são para médicos do trabalho, dois para enfermeiros do trabalho e quatro para técnicos de segurança do trabalho.

Nove municípios baianos receberão a Agenda do Trabalho Decente


Nove municípios baianos estão se preparando para implantar, ainda este ano, suas agendas municipais de Trabalho Decente. O anúncio foi feito pela coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal, nesta sexta-feira (28), ao presidir a reunião do Comitê Gestor do Programa Bahia do Trabalho Decente, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

30 de agosto de 2015

Secretaria de Saúde de Floresta Azul entrega novos kits de trabalho aos agentes de saúde


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A busca contínua pela melhoria dos serviços oferecidos pela Saúde local é uma constante no município de Floresta Azul. É com essa filosofia de trabalho que a Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 26 (vinte e seis) Kits de uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município, e sete blusas padronizadas para as recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS).