7 de dezembro de 2018

HERANÇA MALDITA Contas de 2017 do prefeito Carlos André são rejeitadas pelo alto índice de pessoal deixada pelo antigo gestor



As contas do exercício 2017 do prefeito de Santa Cruz da Vitória, Carlos André, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O relator do parecer, conselheiro substituto Ronaldo Sant’anna, salientou o alto índice gasto com pessoal, na casa dos 67%, muito acima dos 54% permitidos pela lei. A tragédia anunciada já era esperada pelo atual gestor, que recebeu a prefeitura em janeiro de 2017 com um alto índice de pessoal deixado pelo antigo gestor Jackson Bonfim, que fez um concurso público e inchou o funcionalismo público municipal. Vale salientar que as contas de 2016, do antigo gestor também foram rejeitadas com o índice de 69,76%, acima dos 67% desse ano.

6 de dezembro de 2018

Barragem do Rio Colônia garante abastecimento e controla riscos de enchentes em Itabuna e Itapé



As fortes chuvas que vêm caindo no sul da Bahia elevaram o nível da água na Barragem do Rio Colônia, em Itapé, construída pelo Governo do Estado. O equipamento, gerenciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tem capacidade para armazenar até 62 milhões de metros cúbicos de água. Além de garantir o abastecimento de água para cerca de 300 mil pessoas em Itabuna, Itapé e Itaju do Colonia, a barragem reduz o risco de enchentes.

4 de dezembro de 2018

Prefeitura de Ibicaraí faz reunião emergencial com todo seu secretariado para ajudar as vítimas da enchente







A pedido do prefeito Lula Brandão, que se encontra em viagem oficial a Salvador, o Secretário de Governo Givanilson Francisco e a primeira-dama do município e Secretária de Assistência Social Alesandra Brandão, convocou todo o secretariado e demais funcionários da prefeitura, para criar um grupo de “AÇÃO SOLIDÁRIA”, a fim de socorrer aos moradores da cidade, que tiveram suas casas invadidas pelas águas das chuvas torrenciais que se abateram ontem, 03 de dezembro, por toda à cidade.

3 de dezembro de 2018

Prefeitura aplica a segunda etapa do ‘Projeto Prevenir e Combater o AEDES Brincando’ nas escolas de Ibicaraí


A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, está executando até o dia 13 de dezembro a segunda etapa do Projeto Prevenir e Combater o AEDES Brincando. O projeto está sendo aplicado pela equipe de Educação de Endemias nas escolas da rede pública municipal.

Estudantes fazem mutirão para construir casa com bloco desenvolvido com fibra de coco



Estudantes da rede estadual, em Casa Nova, na região Norte da Bahia, realizaram um mutirão, neste domingo (2), para a construção de um imóvel para uma família carente do município. A ação fez parte do projeto 'Bloco Ecológico com fibra de coco como alternativa para a substituição da taipa', desenvolvido no Centro Educacional Antônio Honorato, que contou com uma pesquisa de campo para analisar a viabilidade do projeto, resultando na campanha que originou a iniciativa. A construção, que alia tecnologia social de baixo custo e muita solidariedade, foi planejada pelos estudantes que contaram com a ajuda de um mestre de obras, moradores e vizinhos da comunidade. 

Para Maria de Jesus, 70 anos, a nova casa vai acabar com muitos problemas. “Casa de taipa, você sabe, né? Com o tempo vão caindo os bolos de barro. Ainda temos o problema de que quando chove molha tudo dentro da casa. Estamos muito felizes pela ajuda dos estudantes. Sou viúva e tenho quatro filhos que moram comigo. Nunca imaginei que conseguiria uma bênção dessa ainda viva. Estou muito emocionada e contente”, relatou.

Além de um maior conforto, o novo imóvel também vai prevenir a família de futuros problemas de saúde. “O problema das casas de taipa, que segundo pesquisa registram 600 mil moradias no Brasil, está relacionada à proliferação de insetos, principalmente o barbeiro, causador da doença de chagas. Então, com o bloco ecológico, que utiliza fibra de coco triturada, misturada a resíduos sólidos de construção civil, buscamos solucionar o problema destas famílias com um produto mais barato”, ressaltou o estudante Luiz Ribeiro, 17 anos.

A estudante Leide Vânia Nunes, 16, explicou como surgiu a campanha para ajudar a família. “Durante a procura de uma casa de taipa para a pesquisa de campo nos deparamos com uma triste realidade de uma família carente que vive em condições precárias. A partir de então, começamos a realizar uma campanha para a construção de uma casa com um cômodo. Com o engajamento da população, conseguimos bastante material e planejamos um imóvel de três cômodos”, contou, ao destacar que a obra ainda terá continuidade com instalações elétricas e hidráulicas, além do acabamento. Para isto, uma campanha está sendo feita junto a comerciantes e à comunidade local.

Projeto 

O “Bloco Ecológico com fibra de coco como alternativa para substituição da taipa” tem o objetivo de criar uma opção mais barata e sustentável para os blocos tradicionais. Com a iniciativa, que utiliza a fibra do coco triturada no lugar da areia, os alunos pretendem possibilitar que moradores de áreas carentes que residem em casas de taipa possam ter condições de construir um local mais confortável e seguro.


Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação

Estudantes de Barreiras apresentam etanol de banana em mostra científica no Pará


Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande, em Barreiras, na região Oeste do Estado, produziram um bioetanol de banana. A ideia de fazer um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação dos resíduos da fruta surgiu a partir da observação do descarte durante o processo produtivo, do transporte e do armazenamento. A experiência, desenvolvida por meio do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, tem chamado a atenção no cenário nacional e será apresentada no 9º Movimento Científico Norte Nordeste (MOCINN), realizado de segunda a sexta-feira (3 a 7), no município de Abaetetuba, no Pará.