4 de agosto de 2017

Cerveja da agricultura familiar é a mais pedida no Dia Internacional da Cerveja


A primeira sexta-feira de agosto (04), quando é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, tem sabor de agricultura familiar. A Saison Umbu, cerveja da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, semiárido baiano, está sendo a mais pedida nas principais cervejarias de Salvador.

3 de agosto de 2017

Em Brasília, Rui defende maior cota de recursos da educação para os estados nordestinos




Em viagem a Brasília, o governador Rui Costa reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (3), com a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmen Lúcia, para pedir que entre logo na pauta de votação da Casa as mudanças na atual regulamentação da distribuição do salário-educação, contribuição social prevista na Constituição. Acompanhado do governador do Piauí, Wellington Dias, ele defendeu que o salário-educação deve ter como único critério de distribuição de cotas estaduais o número de alunos matriculados, cumprindo, desta forma, o papel social previsto em sua origem.

Milton Nascimento faz show em Salvador com transmissão ao vivo da TVE




O cantor e compositor Milton Nascimento se apresenta em Salvador neste domingo (06), a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com transmissão ao vivo e exclusiva da TVE, canal 10.1. Além da TV, os telespectadores poderão acompanhar o show no facebook oficial da emissora, no youtube ou pelo Portal.

2 de agosto de 2017

Ações de combate ao desmatamento são intensificadas no extremo sul da Bahia


O fortalecimento das ações para o combate ao desflorestamento do bioma no extremo sul da Bahia continua com a atuação intensiva da força-tarefa em defesa da Mata Atlântica. O grupo foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em resposta ao cenário de perda de vegetação apontado no Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica 2015/2016, da Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

31 de julho de 2017

Ações do governo fortalecem a agricultura familiar na Bahia


O agronegócio é o segmento que mais tem crescido em todo o país nos últimos anos, sendo o único a registrar crescimento e aumento do número de trabalhadores empregados com carteira assinada nos últimos anos. E grande parte desse crescimento se deve ao papel da agricultura familiar, que se mantém forte e é responsável por 70% da produção. Na Bahia, esse número é ainda mais representativo. A agricultura familiar no estado produz 77% dos alimentos que chegam à mesa do baiano. Não é à toa que a Bahia mantém 3,9 milhões de habitantes na zona rural.

Estado disponibiliza mais de 5 mil conteúdos via web para auxiliar na preparação para o Enem


Os estudantes da rede estadual têm mais uma ferramenta de auxílio na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Além das aulas e projetos realizados nas unidades escolares focados na avaliação, o aluno tem à sua disposição uma série de conteúdos digitais educacionais abrigados no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação, da Secretaria da Educação do Estado. São mais de 5 mil conteúdos, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas, de diversos assuntos, que podem ser utilizados de forma gratuita por estudantes e professores.

Professora da rede estadual em Itabuna é finalista do prêmio Educador Nota 10


A professora de Educação Física, Mayllena Carvalho, que leciona no Colégio Estadual General Osório, em Itabuna, na região sul do estado, está entre os 50 educadores finalistas do prêmio Educador Nota 10. Seu projeto “O ensino de Educação Física e as práticas corporais de aventura, desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, foi selecionado entre os mais de cinco mil trabalhos inscritos. O resultado será divulgado até o dia 7 de agosto, no site www.educadornota10.org.br.