4 de outubro de 2014

Prefeitura revitaliza Biblioteca Comunitária e inaugura mais uma Praça em Coquinhos





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

Está virando rotina no distrito de Santa Teresinha (Coquinhos) a atual administração municipal inaugurar obras. Só esse ano já foi inaugurado um posto de saúde, uma quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários, uma belíssima praça, além de obras de esgotamento sanitário, recuperação do trecho que liga a BR-415 à localidade, recuperação de estradas vicinais e abertura de poços, entre outras coisas.

3 de outubro de 2014

Cras realiza 2º Festival da Primavera em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

Na quarta-feira, 01, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Floresta azul, localizado na Avenida Raimundo Silva Cardoso, bairro Raimundo Sálvio, realizou a 2ª edição do Festival da Primavera, com o tema “É primavera... Vamos colorir o mundo!!!”, que marca o período da estação mais florida do ano. Além do desfile com apresentação da Miss e Mister da Terceira Idade, o evento contou com apresentações dos jovens que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com grupos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CTI), danças de Hip Hop, com o grupo do professor Robson Souza; Ballet, com coreografias apresentadas pela professora Moira Gaspar e suas alunas; um coral, que abrilhantou o evento e poesias recitadas pelos alunos.

2 de outubro de 2014

OS NOVOS ELEITORES NO TVE DEBATE





O balanço apresentado em julho desse ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela uma queda no número de jovens eleitores na faixa entre 16 e 17 anos. De 2010 para cá, esse grupo caiu de 2,3 milhões para os atuais 1,6 milhão, que representam 1,1% do eleitorado.

Coquinhos comemora dia de sua padroeira



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O dia 1º de outubro é uma data especial no distrito de Coquinhos em Floresta Azul. A data remete ao dia da padroeira que dá nome ao distrito. A localidade, apesar de ser conhecida como Coquinhos, leva o nome de Santa Teresinha, em homenagem à santa francesa que dedicou a sua breve vida à comunhão com Deus. O dia foi de festejos com uma alvorada às 5 da manhã, diversos batizados na paróquia, queima de fogos ao meio-dia e a missa, que aconteceu às 18 horas, celebrada pelo Padre Telmo Soares com o tema “O sacramento da iniciação cristã”. Depois da missa cerca de 300 fieis seguiram em procissão carregando o andor com a imagem da santa pelas principais ruas da comunidade.

SSP define esquema de segurança para eleição no próximo domingo



A exemplo do que aconteceu com na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) montou um esquema especial para garantir que os dez milhões de cidadãos baianos exerçam o direito de voto com tranquilidade no próximo domingo (5).
Aproximadamente 29 mil policiais, entre militares, civis e do Departamento de Polícia Técnica, além do Corpo de Bombeiros, atuarão a partir desta quinta-feira (2), até a próxima segunda-feira (6), em todo o estado, fiscalizando as zonas eleitorais e combatendo a compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, entre outros crimes. O investimento total nessa megaoperação é de R$ 4,5 milhões.

Estudantes da rede estadual intensificam preparação para Enem





Proporcionar aos estudantes mais segurança para a realização das provas, que acontecem nos dias nos dias 8 e 9 de novembro deste ano, é o que pretendem as escolas da rede pública estadual de ensino ao intensificar as ações preparativas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do trabalho em sala de aula, das orientações pedagógicas e dos conteúdos específicos disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), os alunos contam com iniciativas diversas, como aulões de reforço, revisão e simulados.

EMITec – Os simulados também vão envolver cerca de 3.500 estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), projeto desenvolvido pela secretaria, que leva o ensino médio para áreas remotas. Eles participarão dos testes nas próximas segunda e terça-feira (6 e 7).
       “Trata-se de um momento importante de ambientação para os nossos alunos em relação às provas que farão em novembro. Nosso intuito é prepará-los dentro de uma situação muito próxima da realidade que irão enfrentar, contemplando a interdisciplinaridade e contextualização exigidos no Enem”, avalia a coordenadora executiva do EMITec, Letícia Machado.
 
Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar acessá-lo e conferir uma série de conteúdo, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem.
       Além disso, os estudantes da rede estadual da Bahia poderão incrementar os estudos para o Enem a partir do Geekie Games, uma plataforma gratuita, de aprendizado adaptativo, credenciada pelo Ministério da Educação. 

01/10/14
eas/is

1 de outubro de 2014

Uesc promove feira do livro e encontro do Proler






A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza no período de 20 a 24 deste mês, a 2ª Feira Universitária do Livro e o XI Encontro Local do Proler, respectivamente, com os temas ‘Para todo mundo ler’ e ‘Cidade iluminada: livros são luzes’. O objetivo dos dois eventos é o incentivo à leitura e chamar a atenção para a importância da formação de novos leitores na região sul do estado.

Infraestrutura intensifica trabalhos no distrito de Santa Terezinha






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A Gerência de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul intensificou nos últimos dias os trabalhos no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos) para entregar algumas obras que estão em andamento na localidade. A ideia da atual administração é presentear o distrito hoje, 01 de outubro, dia em que a comunidade local e religiosa comemora o Dia de Santa Terezinha, padroeira da localidade.

Reiniciada obras da Creche Modelo em Ibicaraí





Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Reiniciou segunda-feira, 22, os trabalhos na Creche Modelo de Ibicaraí, situada na rua “F”, do bairro Agripino Monteiro. A Creche e unidade de educação infantil, Tipo B, tem capacidade para 240 crianças. O terreno tem área de 40 por 70 metros, totalizando 2.800m2, sendo que 1.323,58m2  é de área construída. A creche tem preço máximo de financiamento de R$ 1.853,012 (conforme o site do FNDE), valor esse muito acima dos 950 mil reais liberados pelo FNDE e aplicados até agora no prédio.

Cadastro para eleição do Conselho Estadual de Cultura prossegue até 17 de outubro






Artistas, agentes e representantes dos diversos segmentos culturais têm até 17 de outubro para se cadastrar na eleição do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Seja como eleitor ou como candidato, este é o momento de escolher os representantes que irão contribuir para as políticas de cultura do Estado da Bahia. O pleito ocorre via site da Secretaria de Cultura do Estado/Secult (www.cultura.ba.gov.br), organizadora da iniciativa, e site do CEC (www.conselho.cultura.ba.gov.br).

Sistema de Call Center do Inema facilita atendimento ao público



Visando sempre o melhor atendimento referente a assuntos voltados à Gestão Ambiental do Estado, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) implantou há cerca de seis meses o serviço de Call Center para o público. Com aproximadamente sete mil atendimentos já realizados e contando com 44 colaboradores ao total, o sistema tem como principal objetivo facilitar a comunicação entre o Instituto e o cidadão, prestando serviços de informação com maior agilidade, assertividade e comodidade.

29 de setembro de 2014

Secretário de Agricultura de Floresta Azul participou do projeto Sistema Agroflorestais



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul – Agricultura

O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos  (SAMARH) de Floresta Azul, Valter Alcântara, participou na última terça-feira, 23 de setembro, nas cidades de Tancredo Neves e Teolândia, de um dia de campo, quando conheceu o projeto Sistemas Agroflorestais (SAF), onde cacauicultores dessas cidades estão implantando o cultivo do cacau consorciado com seringa.

Seleção de Ibicaraí deu passo importante após vitória sobre Iguaí


Texto e foto: Sandoval Novais

Jogando neste domingo(28), no Estádio Municipal da cidade de Iguaí, conhecido como Pedrão, a Seleção Ibicaraiense venceu a equipe local pelo placar de 3 X 0, em jogo valido pela 2ª fase do Campeonato Intermunicipal, edição 2014, promovido pela Federação Baiana de Futebol.

28 de setembro de 2014

Programa da EBDA prevê a proteção de nascentes de 23 rios baianos





Elemento essencial para a vida de todas as espécies, a água, sobretudo a água doce, é um bem natural que necessita de preservação. A poluição hídrica compromete a qualidade dessa água, prejudicando a biodiversidade, o consumo e a produção de alimentos. Pensando em preservar as nascentes dos rios que cortam os municípios baianos de Utinga e Wagner, a Empresa Baiana de Abastecimento Agrícola (EBDA), através da Base de Utinga (Estação Experimental/ Escritório Local/ Centro de Treinamento – CENTRAF), iniciou o Programa de Proteção de Nascentes.

Prefeitura recupera estrada do Ponto Novo em Floresta Azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura - Infraestrutura

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Agricultura e gerência de Infraestrutura, está recuperando parte dos mais de 300 quilômetros de estradas vicinais do município. Já são mais de 110 quilômetros de estradas recuperadas nos últimos dois meses. Depois de recuperar o trecho que liga a BR-415 ao distrito de Coquinhos, as regiões dos Índios, Serra do Chuchu, Barra do Cedro, Serra Pelada, Pé de Serra, Guanabara, Santa Isabel e Café, parte da patrulha mecânica iniciou os trabalhos na última quarta-feira, 24, na entrada do Ponto Novo (fazenda Bom Pastor), totalizando sete quilômetros.