5 de abril de 2014

Floresta Azul: Obras no distrito de Coquinhos continuam em ritmo acelerado

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura, dos gerentes Antônio Carlos e Plínio e do Administrador do distrito, Pedro Alberto, estão dando atenção especial para as ações do distrito de Coquinhos. Já está em fase final a reforma e ampliação da quadra poliesportiva; os vestiários já se encontram em fase de acabamento, com os pisos, paredes e bancos azulejados; o piso da quadra já esta totalmente recuperado e pronto para a pintura final; a área em volta está sendo aterrada e urbanizada, com uma via para pedestre totalmente calcetada.
O Administrador do distrito, Pedro Alberto, lembra que a prefeitura, em atendimento ao pedido dos moradores da rua Sete de Setembro, construiu um quebra-molas, que irá evitar o tráfego de veículos em alta velocidade.
“Estamos fazendo obras pontuais no distrito de Coquinhos. São pequenas ações que têm melhorado a vida dos moradores daquela localidade. Vale lembrar que muito do que está sendo feito é com recursos próprios”, disse a prefeita Dra. Sandra Cardoso.










CRAS de Floresta Azul ganha novas instalações

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Para ampliar o atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social e desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças e jovens com idades de 0 a 6, 7 a 14 e 15 a 17 anos, a Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está mudando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para novas instalações no município. A nova sede do CRAS está localizada na Av. Raimundo Silva Cardoso, próximo ao Estádio de Futebol Macedão.

4 de abril de 2014

Porto Sul confirma Licença Prévia

O Porto Sul removeu mais um obstáculo para a sua instalação, com a confirmação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio de Licença Prévia (LP), da área de implantação do empreendimento – Aritaguá, no município de Ilhéus, na região sul.
Ainda este mês, serão entregues ao Ibama os programas ambientais para aquisição da Licença de Instalação (LI). O cenário dos portos baianos será alterado quando o Porto Sul entrar em funcionamento. O empreendimento será responsável pela movimentação de 100 milhões de toneladas de carga quando chegar ao pico de operações. A confirmação aconteceu no dia 26 de março último.

Ilhéus quer ser destino nacional dos apreciadores de chocolate

O município de Ilhéus, no sul do estado, quer se tornar uma referência como destino turístico dos amantes do chocolate. Com cinco fábricas, sete marcas do produto e pelo menos cinco fazendas de cacau aptas para a visitação, a região deve ganhar mais um produto, que vai facilitar a comercialização do roteiro junto a agentes e operadores de turismo - a Estrada do Chocolate, que terá 40 quilômetros de extensão, entre a Terra de Gabriela e a cidade de Uruçuca.

Seminário propõe criação de plano estadual para destinação de resíduos sólidos

 O Seminário Nacional Pró-Catador Bahia, realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, terminou nesta sexta-feira (4) com a proposta de criação de um plano estadual para destinação de resíduos sólidos.
 O encontro discutiu assuntos como a inclusão socioprodutiva dos catadores no modelo de desenvolvimento do país, ações para o fechamento dos lixões até o mês de agosto e, em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Trecho da BR-415 em Floresta Azul está sendo totalmente iluminado


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A cidade de Floresta Azul está recebendo serviço de iluminação pública em toda a extensão da BR-415 (trecho de Floresta Azul). Serão colocados 30 postes (15 em cada margem da BR) e cinco reposições na extensão da ponte que dá acesso ao município.
A obra está sendo realizada pelo governo estadual, através da Coelba e Meta Construtora. A solicitação desse serviço foi feita à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) por diversas vezes pela prefeita Dra. Sandra Cardoso e pelos vereadores Gerônimo Paiva, Jorginho da Saúde e o pastor Manoel Castro, de Floresta Azul.

Uruçuca paga piso nacional aos professores e avança com projetos de saneamento básico


Os professores municipais de Uruçuca, no sul da Bahia, já estão recebendo seus vencimentos com base no Piso Nacional do Magistério (Lei 11.738/2008). É o que informa a prefeita local Fernanda Silva (PT), nesta sexta-feira (4), ao lado do secretário de Educação Fabrício Santos. Ambos concordaram que a partir do mês de março os salários de todos os professores da rede municipal fossem pagos com o reajuste de 8,32%. De acordo com os administradores, o valor foi definido pelo Ministério da Educação em R$ 1.697,39 para uma jornada de 40 horas semanais.

Setre inicia Conferências Territoriais de Economia Solidária nesta segunda-feira

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza as últimas reuniões preparatórias para iniciar, a partir desta segunda-feira (7), no município de Cruz das Almas, no Território de Identidade do Recôncavo, as Conferências Territoriais de Economia Solidária, na Bahia, que vão subsidiar, entre os dias 21 a 23 de maio, a III Conferência Estadual convocada pelo Governo do Estado, por meio do  Decreto Nº 14.780, de 29 de outubro de 2013.

3 de abril de 2014

Mensagem - O sol real

Certa vez um pai, muito sensível, percebeu que uma de suas filhas estava sofrendo e lhe perguntou o que estava acontecendo com ela.

A garota respondeu que havia sido criticada pelas amigas por ser uma pessoa simples, não gostar de ostentação e por não ter preocupação excessiva com a estética.

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Ibicaraí de 12 a 30 de abril

Texto: Arnold Coelho – Foto: Antonio Lima

O Governo do Estado da Bahia e a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizou uma unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama (o veículo vem equipado com dois modernos mamógrafos) para o município de Ibicaraí. O caminhão chegará à cidade no próximo dia 11 e ficará na Praça Henrique Sampaio, onde atenderá do dia 12 até o dia 30 desse mês, das 7 às 12 e das 14 às 17. O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama-Estratégia Itinerante - Fase l, pretende atender em média 140 mulheres todos os dias, totalizando 1.680 mamografias em mulheres com idades entre 50 a 69 anos em Ibicaraí.

Temperatura alta e chuva fraca predominam em grande parte da Bahia no final de semana

A permanência de uma massa de ar quente e seco continua reduzindo a nebulosidade e a chuva em grande parte da Bahia, conforme o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Mesmo com a atuação dessa massa de ar, o calor, típico do início do outono, somado à umidade vinda do Oceano Atlântico e da Amazônia, poderá contribuir para ocorrência de chuva fraca e isolada em algumas áreas do estado.

Prorrogado prazo para adesão ao edital do Pacto da Costa do Descobrimento

Os agricultores familiares do sul da Bahia têm até o próximo dia 11 para manifestar interesse em aderir ao 2º edital do Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento realizado entre o Governo do Estado, por meio do Programa Vida Melhor, e a Veracel Celulose S.A.
No caso de impossibilidade de entrega em alguns escritórios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), as propostas podem ser encaminhadas para o endereço do Pacto - Caixa Postal 23, Eunápolis/BA, CEP- 45820-970.
 O edital selecionará duas comunidades nos municípios da área de abrangência do Pacto (Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itapebi, Itagimirim, Mascote e Canavieiras).

CDH da Câmara Federal investiga assassinato de jornalista em Teixeira de Freitas

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) aprovou uma diligência de deputados ao município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, para acompanhar in loco as investigações relativas ao assassinato do jornalista e ex-vereador Jeolino Lopes Xavier, conhecido por Jel Lopes, ocorrido no último dia 27 de fevereiro. O colegiado de parlamentares atendeu a um pedido do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e a data da diligência será marcada entre o petista e o presidente da CDHM.

Bahia Pesca aumenta em 100% distribuição de alevinos

A Bahia Pesca já distribuiu mais de cinco milhões de alevinos - entre carpas, tambaquis e tambacus – para mais de duas mil famílias de pequenos aquicultores em 40 municípios baianos. O quantitativo produzido nos três primeiros meses deste ano é superior ao total do primeiro semestre de 2013.
A ação integra o Projeto de Povoamento de Represas, Barragens e Rios do Estado. A meta da Bahia Pesca é distribuir, até o final do ano, 15 milhões de alevinos em todo o Estado.

Edital cadastra prestadores de serviço para Programa de Aquisição do Leite

Associações, cooperativas de agricultores familiares e laticínios beneficiadores já podem participar do edital de credenciamento para prestação de serviços de captação, beneficiamento e distribuição do produto, que atenda ao Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite) na Bahia.
O edital foi lançado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O prazo para inscrições continua até 16 deste mês e mais informações estão disponíveis no site www.sedes.ba.gov.ba

2 de abril de 2014

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama fará mais de 700 exames em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce da doença, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, disponibilizou uma unidade móvel composta por dois mamógrafos e duas técnicas, para realizarem exames de Rastreamento do Câncer de Mama em 710 mulheres na cidade de Floresta azul, com idades entre 50 a 69 anos.

1 de abril de 2014

CONTA DE ENERGIA SERÁ IMPRESSA E ENTREGUE AO CLIENTE NO MOMENTO DA LEITURA DO CONSUMO

Coelba já iniciou o processo que agora chega a 43 municípios das regiões de Itabuna e Ilhéus.

O processo de leitura e faturamento da conta de energia vai mudar. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo.  A partir de 14 de abril, a fatura, em novo formato, será entregue ao cliente imediatamente após a leitura do medidor em 43 municípios das regiões de Itabuna e Ilhéus.

Procon notifica empresas de telefonia sobre adequação às normas da Anatel

O Procon-BA, superintendência vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), notificou as empresas Nextel, Embratel, OI-TNL, Tim Celular, Vivo, Claro, GVT e NET, acerca da adequação ao disposto no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM) da Agência Nacional e Telecomunicações (Anatel).

CAR apoia I Festival da Cultura Quilombola de Itacaré

Com o objetivo de promover a cultura das comunidades remanescentes quilombolas, valorizar e resgatar a história dessas populações e promover o encontro de suas lideranças, acontece dias 4 e 5 deste mês, no município de Itacaré, região sul da Bahia, o I Festival da Cultura Quilombola de Itacaré.
 O evento, que tem o apoio da Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais do Projeto Quilombolas, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai viabilizar o diálogo entre as comunidades  quilombolas do estado e instituições do poder  público, para atendimento de suas demandas.
A programação será iniciada na próxima sexta-feira (4), no Centro Cultural do Porto de Trás, com o encontro de lideranças quilombolas da Bahia e apresentação das palestras ‘Programa Brasil Quilombola’ e ‘Políticas Públicas para Quilombolas’.

Ibametro fiscaliza itens consumidos na Páscoa

 O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), está realizando a ‘Operação Páscoa’. O objetivo é verificar a pesagem de produtos largamente consumidos no período, de forma a evitar prejuízos aos consumidores. A operação segue até o dia 16 de abril, na capital e interior do estado.
Na fiscalização da Páscoa de 2013 o Ibametro registrou alto índice de irregularidade no item pescados congelados, atingindo 68% das amostras analisadas em laboratório.
O alvo da operação são os tradicionais ovos de páscoa, bombons, colombas pascais (bolos especiais semelhantes a panetones que remetem ao aspecto religioso do período), pescados, vinhos, amendoim e azeite de dendê. Será fiscalizado se a pesagem dos produtos está condizente ao informado na embalagem.

31 de março de 2014

Paulo Afonso: PT fortalece projeto na Bahia com inclusão da sociedade no PGP



O município de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia, recebeu neste domingo (30) a caravana do PT que debate a construção do Plano de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato ao governo Rui Costa (PT). Junto com o presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação, Rui levou representantes dos partidos da base aliada e o pré-candidato João Leão (vice-governador) para ampliar as discussões a respeito das propostas de melhorias para os territórios de identidade Itaparica e Semiárido Nordeste II.

Deputados cassados durante ditadura têm mandatos devolvidos simbolicamente



Na data que marca os 50 anos do golpe militar de 1964, uma sessão especial na manhã desta segunda-feira (31), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, devolveu simbolicamente os mandatos dos 13 deputados estaduais baianos cassados pela Ditadura Militar. Participam da solenidade, o governador Jaques Wagner, deputados estaduais, além dos parlamentares que terão os mandatos devolvidos simbolicamente, acompanhados de amigos e familiares.

Projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial é encaminhado à Assembleia da Bahia



O Governo da Bahia encaminhou, nesta segunda-feira (31), à Assembleia Legislativa o projeto de lei, que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. O objetivo é garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa de direitos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância racial e religiosa.

Shopping Floresta foi o grande campeão do Campeonato de Futsal de Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Aconteceu na noite de sábado, 29, na Quadra Municipal do Centro Educacional Cenecista João Alves de Macêdo (CECJAM), a grande final do V Campeonato de Futsal da Primeira Divisão, com a disputa do terceiro lugar e da grande final. A quadra recebeu um público recorde de quase duas mil pessoas, onde a equipe do Shopping Floresta sagrou-se campeã, ao bater a equipe do Só Panela (do presidente Adson Reis  e de seu Técnico Renildo) pelo placar de 5 a 4. O técnico campeão, Antônio Alvares, o popular “Tonho Groselha”, ficou feliz com mais essa conquista e agradeceu ao presidente Saulo Souza Rodrigues, o “Guigo” pela montagem do elenco campeão.
Na disputa do terceiro lugar, a equipe da Escolinha Anjos do Futebol (E.A.F.) enfrentou a equipe do Trairagem. As duas equipes fizeram uma grande partida onde a E.A.F. venceu pelo placar de 4 a 1, ficando com o terceiro lugar.