16 de dezembro de 2011

China e Bahia avançam nas relações de amizade e comerciais

O governador Jaques Wagner e o vice-governador Ma Zhengqi assinaram, nesta sexta-feira (15), um protocolo de irmanamento entre o Estado da Bahia e a Província chinesa de Chongqing. A agenda do governador começou com uma apresentação sobre as oportunidades de investimentos na Bahia, para cerca de 50 empresários de diversas atividades na província.

Ma Zhengqi fez uma explanação sobre as potencialidades da Província de Chongqing, que é uma das mais importantes da China, e mostrou interesse em investimentos na Bahia. Segundo o vice-governador, Chongqing tem muitas similaridades com a Bahia e também está buscando melhorar a qualidade de vida da sua população. Agora, a Bahia passa a ser estado irmão de mais província chinesa, pois já é de Shandong há 12 anos.

Para o governador da Bahia, muitas vezes é difícil começar uma relação com a China. “Mas, com competência e sinceridade poderemos estabelecer um excelente relacionamento, tanto isso é verdade que a Chongqing Grain Group, através de uma das suas empresas, a Red Dragonfly, já está com um investimento na industria processadora de soja que será construída em Barreiras. A empresa na Bahia se chama Universo Verde e já tem escritório em Salvador. Ainda nesta sexta-feira, o governador conheceu a sede da Chongqing Grain Group. Para o presidente do grupo, Hu Xu, este é só o primeiro investimento de uma das empresas do grupo, ele não tem nenhuma dúvida que a partir deste muitos outros estarão por vir, ampliando, assim, a relação comercial com a Bahia.

Jaques Wagner também se reuniu com o presidente do parlamento, Cheng Guang Guo, que disse estar muito satisfeito com o investimento da Red Dragonfly na Bahia. Ele esteve pessoalmente conhecendo a região de Barreiras, em setembro deste ano de 2011.

A comitiva baiana é composta pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os superintendentes da Indústria e Comercio e do Agronegócio, Paulo Guimarães e Jairo Vaz, e a assessora da Secretaria de Relações Internacionais e Agenda Bahia, Cristiane Gouveia.
Fonte: Secom-Ba.

15 de dezembro de 2011

Ferrovia muda a paisagem e a economia em 20 municípios baianos

O vai e vem dos caminhões e dos mais de 2 mil trabalhadores fazem parte da construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste- Leste (FIOL). Desde o inicio deste ano estão sendo feitas obras entre Caetité, no sudoeste, e Ilhéus, no sul do estado, distantes aproximadamente 537 km. Os quatro eixos de trabalho cortam 20 municípios.

Com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, quando estiver em pleno funcionamento a estrada de ferro, com 1.500 quilômetros de extensão, vai interligar o Porto Sul, em Ilhéus, à ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, no Tocantins.



Atualmente, a atividade nas frentes de trabalho envolve a compactação de pedras, detonação dos espaços rochosos e nivelamento da área. Em diversos galpões, montados ao longo do trecho Caetité-Ilhéus, são fabricadas as aduelas - bueiros para escoamento de água - e os dormentes, suporte transversal do trilho.

As obras são acompanhadas de perto pelos moradores. Genir Batista dos Santos, 69 anos, há mais de 50 mora em Barra do Rocha. Ele afirma que seu conhecimento da região ajudou na elaboração do projeto. “Eu falei para os engenheiros que o nível da água ia subir dois metros no trecho onde o trem iria passar, eles reavaliaram o projeto e mudaram”, garante.


Sancionada lei que proíbe fumo em local fechado em todo o país

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi publicada nesta quinta-feira (15) no "Diário Oficial da União".

Conforme o texto sancionado pela presidente, o Poder Executivo precisará regulamentar o artigo que trata sobre o fumo. Não há Considera-se recinto coletivo público ou privado "local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas". Entram nessa regra, por exemplo, os shoppings.

O texto altera os artigos 2 e 3 da Lei 9.294/1996. O artigo segundo previa o fumo em recinto coletivo "salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente".

Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná, além de outros estados. Com a nova legislação, a proibição passará a ser em todo território nacional.

O texto amplia ainda as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016.

A publicidade em pontos de vendas também fica proibida "com exceção apenas da exposição dos refetidos produtos nos locais de venda".

De acordo com o ministério da Saúde, o texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo.

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento também precisará passar por regulamentação. Conforme o governo, o aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012.

                                                                                                                       
Fonte: G1

Réveillon será de hotéis lotados no sul da Bahia

Considerado um dos mais importantes polos turísticos do Brasil, Porto Seguro é um dos destinos mais procurados para as festas de fim de ano. Momento marcado por muita música e agitação, o Réveillon traz a esta cidade turistas de todo o país, em busca dos lugares certos que garantam a diversão e o lazer na virada do ano.  

          Porto Seguro, já conta com 80% de leitos reservados para o Réveillon deste ano. De acordo com Vanessa Limaverde, diretora comercial do hotel, a procura por hospedagem aumenta sensivelmente com a aproximação da data, e a previsão é de que 100% dos quartos sejam ocupados. Para ela, mineiros, paulistas e gaúchos são os que mais movimentam a cidade nessa época do ano.

 Ilhéus também tem sido outro destino na rota de quem já fez as malas e está a caminho da Bahia para conferir os fogos da virada do ano. A famosa capital do cacau, localizada no sul do estado, está entre as sete principais cidades baianas. O Ilhéus Praia Hotel já reservou 44 dos seus 56 apartamentos para o Réveillon. O setor registra 70% dos quartos ocupados até o fim do ano para receber turistas, em sua maioria, de Salvador e de cidades próximas, a exemplo de Vitória da Conquista, Itororó e Jequié.

           Para o hoteleiro Luigi Massa, proprietário do La Dolce Vitta, mesmo com uma pequena redução na solicitação de reservas nos últimos anos, o verão ainda se mantém como alta estação na ocupação hoteleira da cidade cacaueira. Ele declarou que 80% das reservas estão confirmadas, com previsão de lotação até o dia 30. São 50 apartamentos disponibilizados, que oferecem a paulistas, mineiros, goianos, italianos e suíços opções de hospedagem em terras ilheenses.
Fonte: Secom-Ba.

14 de dezembro de 2011

Governador Jaques Wagner visitou complexo da JAC Motors na China

O governador Jaques Wagner visitou, nesta quarta-feira (14), a fábrica da JAC Motors, no município de Hefei (China), em companhia dos empresários Sérgio Habib e Olivier Van Ruymbeke, do grupo SHC, que escolheram a Bahia para instalar uma fábrica da montadora chinesa. O governador conheceu os processos de fabricação de automóveis de passeio e utilitários e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da JAC Motors, onde teve a oportunidade de testar um veículo movido a eletricidade. A fábrica da JAC Motors em Camaçari também terá um centro de P&D para o desenvolvimento de modelos a serem produzidos e vendidos no Brasil.

No final do dia (horário chinês), Jaques Wagner foi recepcionado pelo governador em exercício da Província de Anhui, Huang Haisong, que falou da importância da implantação da fábrica da JAC Motors na Bahia e disse esperar que, a partir desse investimento, outros sigam o mesmo caminho. O governador Wagner falou da satisfação do estado em receber este investimento e do seu impacto na consolidação do setor automotivo baiano e propôs à Província de Anhui o irmanamento com o Estado da Bahia.

Na China, a Bahia já é estado irmão da Província de Shandong há 12 anos e, ainda esta semana assinará o termo de irmanamento com a Província de Chongqing, que está investindo mais de R$ 300 milhões em uma unidade de processamento de soja no Oeste baiano, através da empresa Chongqing Red Dragon Fly.

Além da visita à JAC Motors, o governador Jaques Wagner está buscando, nesta viagem à China, atrair novos investimentos nos setores agroindustrial, automotivo, têxtil e naval, o que consolidará a Bahia como o principal destino de investimentos chineses no Brasil.

 Fonte: Secom-Ba.

Câmara aprova projeto que proíbe pais de baterem nos filhos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que proíbe os pais de baterem nos filhos. Votada em caráter conclusivo na comissão especial formada para analisar a proposta, a chamada "Lei da Palmada" não precisará ser analisada em plenário e seguirá direto para o Senado. Existe a possibilidade de o projeto ser encaminhado ao plenário da Câmara, para votação com todos os deputados da Casa, mas para isso seria necessário juntar 52 assinaturas até o prazo de cinco sessões, o que poderia ocorrer só em  2012.

Relatado pela deputada Teresa Surita (PMDB-RR), o projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

As medidas serão aplicadas pelo juiz da Vara da Infância. Teresa Surita destacou que não há, no texto, qualquer previsão de multa, prisão ou perda da guarda dos filhos.Um dos artigos do projeto de lei prevê multa de três a 20 salários mínimos a médico, professor ou ocupante de cargo público que deixar de denunciar casos de agressão a crianças ou adolescentes. A denúncia pode ser feita ao conselho tutelar ou a outra autoridade competente, como delegado, Ministério Público ou juiz.

Fonte: G1


13 de dezembro de 2011

Rapaz surta antes de casar e destrói hospital

Médicos do Hospital da Unimed de Bauru, no interior de São Paulo, tentam descobrir o que levou o operário Eder Francisco Batista Pires, de 26 anos, a sofrer seguidos surtos psicóticos, o primeiro na festa do seu próprio casamento, sábado à noite.

Pires, que oficializava uma união estável de dois anos e meio, surtou quando sua mulher, com quem tem um filho de 2 anos, entrava no salão de festas. Após bater a cabeça na parede, tirar a roupa e agredir pessoas, ele foi dominado por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Bela Vista, ele foi sedado e imobilizado. Mas, às 3h45 de domingo, teve outro surto. Conseguiu se soltar, caminhou até a recepção e passou a destruir o que encontrava pela frente: telas de computadores, teclados, telefones, CPU, impressora, uma porta de vidro e até uma cadeira de rodas.

O vigilante da unidade, Dirceu Barsotti, de 42 anos, tentou imobilizá-lo, mas foi agredido por Pires, que tentou enforcá-lo com um fio de computador. Pires fugiu e foi localizado pela Polícia Militar, nu, a cerca de duas quadras da unidade de saúde.

Depois de dominado, ele foi medicado e levado inconsciente para o Pronto-socorro Central de Bauru. De lá, foi transferido, por volta das 14 horas, para o pronto-atendimento do Hospital da Unimed. Ontem pela manhã, o operário sofreu outro surto. Novamente escapou da imobilização e tentou deixar o hospital. Ele já saía à rua quando seguranças conseguiram detê-lo. Foi internado e passou a ser acompanhado por psiquiatras. Os médicos não sabiam, até ontem, as causas dos surtos. Segundo a assessoria do hospital, o rapaz tem períodos de lucidez e de inconsciência. A família não quer falar com a imprensa.

A polícia apura crime de dano patrimonial e lesões corporais. O caso é investigado em inquérito aberto pelo 2.º DP de Bauru.

12 de dezembro de 2011

Vereador lança projeto de escolinha de futebol grátis para crianças de Ibicaraí

Os garotos de Ibicaraí com idade entre 8 e 14 anos terão um motivo a mais para praticar esporte. O vereador Ridinei entrou com uma emenda na câmara propondo a criação de uma escolinha de futebol na cidade. O projeto está avaliado em 60 mil reais ao ano, que serão repassados a Liga Ibicaraiense, que ficará na incumbência de contratar profissionais capacitados e na elaboração de projetos de socialização infantojuvenil.

As crianças que participar do projeto terão direito a uniforme para os treinos de graça. “Mas é preciso freqüentar a escola, ter boas notas e bom comportamento também em casa. A proposta da escolinha é formar craques e cidadãos” justificou o vereador Ridinei.
A escolinha será instalada e funcionará no Estádio Euclides Rosalino, onde já existe toda uma estrutura adequada, com quadras poliesportivas, banheiros, pista de corrida e um campo de grama em perfeito estado.   
Texto: Antonio Lima

Jaques Wagner viaja para China em busca de investimentos para Bahia

O governador Jaques Wagner encontra-se, esta semana, em viagem à China, onde fará uma visita à fábrica chinesa da JAC Motors, que instalará uma unidade da empresa no Polo Industrial de Camaçari. Também vai às províncias de Xangai, Chong King e Chong Dong para buscar e consolidar novos investimentos para a Bahia. Nestas províncias chinesas, o Estado baiano mantém convênios de cooperação e há empresas interessadas em investir na Bahia nas áreas da agricultura e no segmento industrial. O governador Wagner retorna a Salvador no próximo sábado (17).

Cursos de qualificação profissional grátis para beneficiários do Bolsa Familia

Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão oferecidos na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. A ação vai contemplar no estado 13 cidades com população acima de 100 mil habitantes.



Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família. “O Governo do Estado será parceiro, ajudará na coordenação do Pronatec, mas os municípios precisam se empenhar, fazer dessa oportunidade uma missão para incentivar os seus cidadãos extremamente pobres a conquistar a sua emancipação e gerar a própria renda”, disse o secretário Carlos Brasileiro.

Cadastro Único - Além de Salvador, com 19,4 mil vagas até o final do próximo ano, serão contempladas as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus e Teixeira de Freitas, Itabuna, Juazeiro, Alagoinhas e Jequié. Os cursos, que terão duração mínima de 160 horas, serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal de Educação tecnológica da Bahia (IFBa) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

Os potenciais candidatos às vagas de qualificação serão identificados a partir do Cadastro Único. Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se responsabilizarão por fazer a pré-matrícula dessas pessoas. Aos gestores municipais caberá a divulgação das vagas, o acompanhamento dos selecionados para os cursos e a mobilização do empresariado. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) também participará da ação,  inscrevendo os selecionados no Serviço Estadual para Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Projetos no Congresso podem deixar Brasil com 40 Estados e Territórios

Se todos os projetos para redivisão da Federação que tramitam no Congresso Nacional fossem aprovados, o Brasil contaria com 40 Estados e Territórios, segundo informações da Câmara dos Deputados. O país é hoje formado por 26 Estados e o Distrito Federal.

Além dos projetos de criação dos Estados de Tapajós e Carajás,rejeitados pelos paraenses em plebiscitio no domingo, o Congresso discute a divisão do Piauí, do Maranhão, da Bahia, de Minas Gerais, além do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Um dos projetos mais avançados é o que cria o Estado de Gurgueia, cujo plebiscito já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (dependendo de votação no Plenário, antes de seguir para o Senado).

A nova unidade incluiria mais de 50% do território do Piauí. A capital seria instalada no município de Alvorada de Gurgueia, cuja população em 2010 era de 5.050 habitantes, segundo o Censo do IBGE.

Outro projeto, apresentado em 2001 na Câmara dos Deputados, prevê a consulta popular sobre a instalação do Estado do Maranhão do Sul. A proposta também aguarda votação do Plenário.

Além desses dois casos, há projetos para a criação do Estado de São Francisco, no oeste da Bahia, e do Triângulo, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

Mato Grosso também pode ser retalhado, já que há projetos para criação dos Estados de Mato Grosso do Norte e Araguaia, e do Território do Pantanal, ao sul.

Territórios

Além de projetos para novos Estados, cuja criação depende de consulta popular antes de seguir para discussão no Congresso Nacional, na Câmara tramitam vários projetos para desmembramento dos atuais Estados em Territórios Federais.

Diferente dos Estados, que possuem autonomia administrativa e são entes da Federação, os Territórios são administrados diretamente pela União, não possuindo sistema judicial próprio nem Assembleia Legislativa.

Na Câmara tramitam projetos para criação dos Territórios de Rio Negro, Solimões e Juruá, todos no Amazonas, além do Oiapoque, em Roraima, e o de Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Fonte: BBC Brasil

11 de dezembro de 2011

Com IPI menor, fabricantes de linha branca contratam

A indústria de geladeiras, fogões e lavadoras volta a contratar trabalhadores e negocia redução de férias coletivas de fim de ano. A reação das empresas, que chegaram a cogitar demissões em outubro, ocorre uma semana após o governo ter cortado o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre esses eletrodomésticos. É uma injeção de ânimo para a indústria e o comércio, com impacto nas vendas do Natal, mas principalmente no primeiro trimestre de 2012.

A Whirlpool, por exemplo, dona das marcas Brastemp e Consul e de 40% do mercado de eletrodomésticos, acaba de abrir 1.100 vagas para as fábricas de Rio Claro (SP) e Joinville (SC). As contratações correspondem a quase 10% do quadro de trabalhadores da empresa na linha branca.

As concorrentes Electrolux e Mabe também estão reavaliando a produção para os próximos meses. A Latina, que fabrica lavadoras semiautomáticas, mais conhecidas como tanquinhos, vai ampliar a produção aumentando o número de horas extras. Já a Esmaltec, que fabrica fogões e geladeiras em Maracanaú, no Ceará, condiciona as contratações ao aumento do consumo.

Multiplicador. Com mais ou com menos intensidade, as grandes redes varejistas já detectaram crescimento nas vendas de geladeiras, fogões e máquinas de lavar na última semana. Além de ampliar o volume de negócios, os varejistas destacam o efeito multiplicador de vendas que o corte de IPI provoca em outros setores da loja.
Fonte: estadão

Morre em Salvador o ator e chef de cozinha Rodolfo Bottino

Morreu na manhã deste domingo, aos 52 anos, o ator e chef de cozinha Rodolfo Bottino. Portador do vírus da Aids, ele faleceu em um hospital em Salvador, onde tinha parentes, em decorrência de uma embolia durante um exame para a realização de uma cirurgia no quadril. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Galã da televisão nos anos 1980, Bottino ficou conhecido do grande público como o Lauro da minissérie “Anos dourados”, exibida na TV Globo em 1986, mas atuou em novelas, filmes e espetáculos teatrais.

Em 2006, o ator venceu um câncer no pulmão. Dois anos depois, ao completar 50 anos, revelou, em uma entrevista ao GLOBO, ser portador do vírus da Aids desde a década de 90, mas sempre encarou a vida com otimismo. Sobre a doença, ele disse:

Os palcos surgiram na vida de Rodolfo em 1979, quando ele ainda estava na faculdade. Por influência do pai, tinha ido estudar engenharia na UFF e, nas horas vagas, vivia enfiado no DCE. Ali, descobriu o teatro universitário e, em pouco tempo, encenava seu primeiro espetáculo, "Cordão umbilical", de Mário Prata. Depois, vieram "Menino maluquinho" e vários outros. Em 1984, descoberto num curso de interpretação, Rodolfo fez sua primeira novela na Globo, "Livre para voar".

Além das artes cênicas, sua paixão também era a culinária. Aos cinco anos, aprendeu a cozinhar e tornou-se chef de cozinha, tendo ido um curso no Le Cordon Bleu, na França. Em 1986, enquanto brilhava em novelas e minisséries como "Anos dourados", abriu o restaurante Madrugada, endereço que fez sucesso por oito anos, em Botafogo. Em 2000, levou sua cozinha para os palcos na peça “Risotto”, que circulou pelo Brasil.

Seu último trabalho foi o espetáculo “Homens, santos e desertores”, que estreou em julho deste ano no Rio, com texto do dramaturgo Mario Bortolotto e direção de Ernesto Piccolo.