28 de junho de 2014

Floresta Azul ganha iluminação na entrada da cidade





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O dia foi 27 de junho de 2014 de um início de noite que para muitos era só mais um final de tarde. O crepúsculo trouxe com ele a tão sonhada luz que por muitos anos só existia nos sonhos do povo florestense. A administração “Nossa cidade para cuidar, sonhar e viver” realiza mais esse sonho para a população. O trecho da BR-415 que dá acesso à entrada de Floresta Azul, entre as duas pontes e o início da estrada que liga o município a Almadina, ganhou iluminação de 35 novos postes, sendo que 5 foram reposição.

27 de junho de 2014

Procon realiza atendimentos no sul e extremo sul da Bahia



O Procon-BA, órgão integrante da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realiza desta quinta-feira (26) ao dia 14 de julho, das 9 às 16h, atendimentos nas regiões sul e extremo sul do estado,  beneficiando a população dos municípios de Ilhéus, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Guaratinga, Itagimirin, Eunápolis e Itabuna.

Polícia localiza e apreende hackers que invadiram sites



Policiais do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) apreenderam quatro adolescentes integrantes do grupo de hackers denominado ‘Slayers Brazil Hackteam’, que invadiu e desconfigurou quase 1500 sites privados e governamentais, brasileiros e estrangeiros, entre os quais as páginas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e da Academia de Polícia Civil (Acadepol), no período de um ano. 

Posto Avançado da Representação Regional da Procuradoria do Estado de Ilhéus passa a funcionar em novo espaço



A partir do dia 1º de julho de 2014, o Posto Avançado da Representação Regional da Procuradoria Geral do Estado de Ilhéus, na cidade de Itabuna, até então instalado em parte de um imóvel cedido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), passará a funcionar em espaço disponibilizado pela Inspetoria Fazendária (INFAZ) da Secretaria da Fazenda do Estado, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 1.050 - Centro Comercial, Itabuna – CEP. 45.601-901.

Concurso literário vai premiar seis melhores produções de texto de funcionários estaduais



Em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, o Governo do Estado promove pela primeira vez o concurso literário para funcionários públicos, que vai premiar as seis melhores produções textuais com até R$ 3 mil. A iniciativa faz parte do Programa Você Servidor, que além desta ação em 2014 realiza os já tradicionais prêmios Servidor Cidadão e Boas Práticas, e a segunda edição do Festival de Música, depois do sucesso do ano passado.

Contribuinte em débito com Fisco Estadual terá prazo dobrado para defesa e desconto em multas



Dobrar o prazo de defesa e pagamento pelos contribuintes que são autuados pela fiscalização estadual, de 30 para 60 dias, e aumentar o desconto na multa, de 70% para 90%, para casos em que há iniciativa de quitação à vista. Essas são as novas medidas propostas pelo Governo do Estado para incentivar a regularização de dívidas com o Fisco. Mas vai apertar o cerco aos sonegadores ao instituir a figura legal do Devedor Contumaz, com a qual será aplicado regime especial de fiscalização para os contribuintes enquadrados.

26 de junho de 2014

Infraestrutura recupera trecho de estrada que liga Floresta Azul a Saloméa



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura


Dando continuidade ao plano de recuperação das estradas vicinais do município a gerência de Infraestrutura da prefeitura de Floresta Azul recuperou na última semana o trecho de estrada que liga  Floresta Azul ao distrito da Saloméa, em Ibicaraí. A estrada da Saloméa liga os dois municípios e tem uma importância grande no acesso para as duas cidades. Essa estrada, por vários anos, foi parte da BA-415 (Ilhéus-Conquista) e até hoje serve como importante via de acesso.

PT oficializa nome de Rui Costa para governo da Bahia; deputado destaca unanimidade



O Partido dos Trabalhadores oficializou, nesta quinta-feira (26), o nome do deputado federal Rui Costa como candidato à sucessão do governador Jaques Wagner, durante encontro estadual da sigla no Fiesta Hotel, em Salvador. Por unanimidade, os militantes petistas votaram simbolicamente pela aprovação do nome de Rui para concorrer ao governo da Bahia este ano e também pela ratificação da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas baianas marcaram presença e reafirmaram a importância das tendências internas do PT caminharem juntas após longo debate para a escolha do candidato.

Uesc é polo do Programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se tornou polo do Programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), destinado a professores da educação básica da rede pública de ensino. A primeira turma com 20 alunos inicia as atividades a partir do segundo semestre letivo deste ano. Os docentes que estão em efetivo exercício da profissão em escola pública poderão ter bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Bahia consolida liderança na geração de emprego no Nordeste



As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), referentes ao mês de maio deste ano, apontam que a Bahia contabilizou um saldo positivo de 8.205 postos de trabalho com carteira assinada. Com esse resultado, o estado ocupou a primeira posição na Região Nordeste e a quarta no Brasil.
       Depois da Bahia, os oito estados que apresentaram saldos positivos foram Ceará (3.178 postos), Piauí (719 postos), Maranhão (696 postos) e a Paraíba (313 postos). Entre os estados que geraram saldos negativos estão Pernambuco, que teve o menor saldo do mês (-10.706 postos), seguido de Alagoas (-8.580) Sergipe (-524) e Rio Grande do Norte (-406).

Final de semana será de tempo chuvoso e temperaturas baixas em quase todo estado



As condições do tempo na Bahia previstas para o último final de semana deste mês, desta sexta-feira a domingo (27 a 29), continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características. Um deles - os ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico -, mantém o céu encoberto e chuvoso, no Recôncavo, nordeste e sul, e traz chuvas significativas para as localidades mais próximas ao litoral das duas primeiras regiões. 

Nova unidade da Bahiafarma amplia oferta de medicamentos para o SUS



Inaugurada na manhã desta quinta-feira (26) pelo governador Jaques Wagner, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho, a nova unidade da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – a Bahiafarma – vai produzir medicamentos de interesse social para o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a oferta e reduzindo o custo para a rede pública. Primeiro medicamento a ser produzido, a Cabergolina atualmente é importada e, graças à unidade, vai suprir toda a demanda pelo fármaco no país, sendo fornecida ao Ministério da Saúde pela metade do preço.

São João de Floresta Azul mais uma vez é sucesso de público




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cultura

O São João de Floresta Azul mais uma vez contou com grande público presente nos quatro dias de festa. Este ano a prefeitura, através da Secretaria de Educação e Gerência de Cultura, dividiu a festa entre a cidade e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). 

24 de junho de 2014

São João nos bairros e distritos é aquecimento para o São Pedro do Povão em Ibicaraí

Texto e arte: Arnold Coelho

A prefeitura de Ibicaraí e suas secretarias de Cultura e Assistência Social aquecem o São Pedro do Povão em Ibicaraí com a festa de São João nos bairros e distritos. O São João é a festa popular mais querida no nordeste brasileiro. A simplicidade e alegria do povo nordestino contagia a todos que procuram sempre uma boa palhoça ou rua enfeitada com temas juninos (ou até mesmo um bom forró na roça, normal nas pequenas cidades) para dançar e beber muito licor ou se empanturrar de comidas típicas.

23 de junho de 2014

São João de Floresta Azul teve início no distrito de Coquinhos




Texto e fotos: Antônio Lima

Teve inicio sábado (21), em Floresta azul a festa mais popular e querida do Nordeste. O São João faz parte da cultura popular nordestina e continua ao longo dos anos levando ao meio urbano os costumes e tradições do campo. Muita fogueira, ruas enfeitadas com bandeirolas e palha de coco, além das tradicionais comidas típicas, sem esquecer o licor de genipapo que aquece o clima frio da época. Em Floresta Azul não é diferente, a noite tem sempre um pequeno palco ou palhoça com muito forró e gente bonita, além das ruas que são decoradas com o clima de São João.

22 de junho de 2014

Por que alguns vinhos causam dor de cabeça?



Não é necessário se embriagar para sentir na cabeça os efeitos de um vinho vagabundo. Isso acontece por causa de um produto que a indústria utiliza para conservar a bebida: o anidrido sulfuroso, ou dióxido de enxofre. Trata-se de uma substância antioxidante que mata leveduras, fermentos e bactérias indesejáveis e sem a qual o vinho viraria rapidamente vinagre.

Por que a cerveja congela na mão do garçom?



A cerveja, composta basicamente de água – 95% do seu peso total – tem uma temperatura de congelamento que gira em torno de –2OC. Mas um fenômeno chamado superfusão permite que ela permaneça líquida mesmo um pouco abaixo dessa temperatura, desde que fique quietinha no seu canto.

Como é feita a cerveja sem álcool?



A Cerveja sem álcool é algo que só existe nos rótulos porque a legislação brasileira permite que quantidades irrisórias de álcool sejam qualificadas como nulas. A cerveja é resultante de uma fermentação alcoólica, não podendo desse modo, por definição, existir sem álcool.

De olho no desejo do eleitorado, Dilma diz ter experiência para trazer mudanças




BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff procurou mostrar sintonia com o desejo de mudança do eleitorado captado pelas pesquisas e chamou para si a personificação de quem tem a experiência para promover essas transformações ao ter sua candidatura à reeleição formalizada pelo PT, neste sábado.
Sob o slogan "Mais mudanças, Mais Futuro", Dilma teve sua candidatura lançada com a promessa de um plano nacional de transformação, a ser debatido e aprofundado durante a campanha, permitida a partir de julho.

Milhares votam em referendo sobre reformas democráticas em Hong Kong



HONG KONG (Reuters) - Cerca de 600 mil votos foram recolhidos em três dias de um referendo não oficial sobre reformas democráticas em Hong Kong, parte de uma campanha civil que foi considerada ilegal pela ex-colônia britânica e por autoridades do Partido Comunista em Pequim.

E se a Terra parasse de girar agora?



Segundo estudos, todos os seres humanos morreriam quase que instantaneamente e a vida no planeta nunca mais iria se recuperar.
Você já se perguntou o que aconteceria se a Terra parasse de girar neste exato momento? Para você, especificamente, seria como estar num carro a 16oo quilômetros por hora e ele travasse de repenete — sim, você morreria instantaneamente. Mas, acredite ou não, as coisas pioram depois disso.

PIMENTA MEXICANA NA CROÁCIA



Dia 23 de junho é dia de torcida dobrada em restaurante mexicano: pelo Brasil e pelo México

Liderando o Grupo A da Copa do Mundo Fifa 2014, Brasil e México chegam à terceira rodada de jogos no campeonato na próxima segunda-feira, dia 23 de junho, às 17h. As seleções têm uma vitória e um empate e, por isso, somam quatro pontos cada. Nessa última partida da primeira fase, a seleção brasileira joga contra Camarões – que ainda não pontuou até aqui – no Estádio Nacional de Brasília (DF), enquanto a equipe mexicana enfrenta a Croácia (que tem três pontos), na Arena Pernambuco (Recife-PE). Para ajudar a afastar os adversários dos dois atuais líderes, o restaurante Me Gusta Sabor Mexicano, em Salvador (Rua Juazeiro, nº 110, Rio Vermelho), contará com a torcida de mexicanos na casa e com uma sugestão especial de prato: “Gol de Placa”, uma exclusividade criada para o mundial, feita comcamarão em um creme de mandioquinha e pimenta – muita pimenta, dessa vez! –, marcadamente presente na culinária do México.