3 de outubro de 2015

Centenas de fiéis comemoram o dia de Santa Terezinha em Coquinhos






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O distrito de Santa Terezinha ou Coquinhos, em Floresta Azul, durante muitos anos foi famoso pela sua água que para muitos era 'santa ou milagrosa'. O sucesso desse líquido milagroso arrastava fiéis de todas as partes da Bahia e até do Brasil para beber e/ou se banhar dessa água que derramava dia e noite do seu famoso chafariz. O tempo passou, a água perdeu o seu encanto, mas Coquinhos não perdeu sua fé e religiosidade.
A localidade leva o nome de Santa Terezinha em homenagem à santa francesa que dedicou a sua breve vida à comunhão com Deus. A festa de homenagem à padroeira têm início uma semana antes, com missas todos os dias. No dia 26 houve a preparação para os batismos que aconteceram na missa do dia 27. Na quarta-feira, 30, houve uma carreata pelas ruas do distrito, com a bênção de todos os fiéis e seus veículos.

Cras de Floresta Azul comemora a chegada da primavera com tarde festiva


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social
Na última quarta-feira, 30, no período da tarde, o Centro de Referência em Assistência Social de Floresta Azul (CRAS), realizou uma tarde festiva com o tema: “O Mundo Que Queremos”, em comemoração a tradicional Festa da Primavera. O evento foi realizado em sua sede, que fica localizada na Avenida Raimundo Cardoso, próximo ao estádio municipal de futebol, com o grupo de Atenção a Melhor Idade (AMI) e os jovens participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Além de homenagear a estação mais florida do ano, a programação do evento celebrou ainda o Dia Internacional do Idoso. 

2 de outubro de 2015

Nova base do Samu é inaugurada em Porto Seguro


O Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) de Porto Seguro, no sul da Bahia, passa a contar com uma nova sede. A inauguração das instalações, que ficam na BR-367, foi realizada nesta sexta-feira (2), com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Com nove ambulâncias, o serviço atende aos cerca de 140 mil habitantes do município. 

Liberado pagamento do Fundo Nacional de Saúde para 14 municípios baianos


O Ministério da Saúde liberou na noite desta quinta-feira (1º) o pagamento de recursos do Fundo Nacional de Saúde para 14 cidades baianas. A Representação do Governo da Bahia em Brasília alerta os municípios para a checagem direta no portal do Fundo.

O montante de R$ 6,7 milhões é para que os entes federativos baianos realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde, bem como investimentos na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

São beneficiados nesta leva os municípios de

Rui anuncia redução do ICMS para incentivar turismo baiano


O governador Rui Costa anunciou que vai editar um decreto para ampliar o incentivo à aviação e fomentar ainda mais o turismo na Bahia. A medida prevê a redução de 17 para 12% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de querosene para aviação, para empresas que investirem em voos no estado. “A Bahia é a resposta para a alta do dólar e do euro”, afirma o governador, pensando nos turistas estrangeiros e brasileiros.

AMA e FAM vão realizar o Programa Criança Feliz III em Ibicaraí



O Clube da Fraternidade AMA, entidade vinculada a Loja Maçônica de Ibicaraí, no dia 06 de outubro estará realizando em Parceria com as Faculdades Montenegro (FAM), através do Coordenador Prof. Cássio e alunos do Curso de Educação Física o PROGRAMA CRIANÇA FELIZ III. O projeto desta vez será realizado na Escola Ieda Barradas Carneiro contando com o apoio da Diretora Cristiana Silva e de seus professores.

Ibicaraí – Prefeitura toma medidas contra a queima do Lixão


Texto André Luiz Foto Lenildo Santana
No inicio da tarde desta quinta-feira (01), a prefeitura de Ibicaraí por meio da secretaria de infraestrutura, começou um importante trabalho no lixão do município.
O prefeito Lenildo Santana, conseguiu com o prefeito Guilherme de Santa Luzia, um carro pipa que já começou o trabalho de rescaldo de toda área do lixão e a patrulha mecânica do município fará o trabalho de cobertura de toda área com cascalho.

Cras de Ibicaraí promove sessão de cinema para o grupo ‘Felicidade Não Tem Idade’



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí – Cras

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ibicaraí, realizou uma tarde de cinema com os idosos da sede, Salomea, Cajueiro Novo e Velho, Vila Santa Isabel, na tarde da última quarta-feira, (29/09). O objetivo da ação foi proporcionar aos grupos da Melhor Idade, atendidos no CRAS, uma tarde de lazer e trabalhar o fortalecimento de vínculos, familiares e comunitários através de uma reflexão sobre os danos que o isolamento podem trazer para uma pessoa, independente  do estado e idade em que ela se encontra.

1 de outubro de 2015

Mutirão da Saúde atendeu mais de 150 pessoas na região do Jacarandá, em Ibicaraí










Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
Durante toda a manhã de ontem, quarta-feira, 30, a região do Jacarandá, na zona rural de Ibicaraí, recebeu o Mutirão da Saúde. A ação aconteceu na Escola Municipal Lino Francisco dos Santos e mais de 150 moradores daquela localidade receberam diversos serviços médicos. A ação foi mais uma realização da prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Saúde na Escola (PSE).
O mutirão teve início às 8 horas com a presença de duas equipes das Unidades Básicas de Saúde Gelson Lopes e Dr. Olintho Matos e contou com a presença dos médicos Dr. Hélio de Souza e Dra Suzana Soeiro, fisioterapeutas, uma nutricionista, além de enfermeiras, agentes de saúde e as equipes do NASF e do PSE.
De acordo com Coordenadora de Saúde Bucal e PSE, Jamylly Silva, durante toda a manhã foram feitos 38 atendimentos com a doutora Suzana Soeiro; 30 atendimentos com o doutor Hélio de Souza;136 aferição de PA; 136 testes de glicemia; 50 testes de Sífilis; 50 testes de HIV; 33 eletrocardiogramas; 10 citologias; atualização do calendário vacinal; palestras preventivas e educativas, além da entrega de remédios e 100 kits de escovação. No local foi montado um Escovódromo e a criançada presente assistiu atentamente uma aula de como escovar corretamente os dentes. Cada criança presente, além de um delicioso lanche, ganhou ao final da exibição um kit contendo escova, fio e creme dental, em seguida foram se divertir em um pula-pula montado no local.
"Estamos fazendo um esforço tremendo para colocar essa equipe aqui no Jacarandá. Existe um custo para tudo isso, pois não é só o atendimento. Colocamos veículos da prefeitura à disposição para transportar as pessoas; distribuímos lanches para a criançada e trouxemos equipes de profissionais dedicados que fizeram um grande trabalho hoje. A ação foi muito produtiva", disse o secretário de Saúde, Pinheiro Farias.
"Essa ação já estava programada há algum tempo, mas precisávamos recuperar primeiro a estrada. Estamos trabalhando há três semanas na recuperação dessa estrada com o patrolamento e cascalhamento de todo o trecho que corta nosso município até a divisa com Coaraci. Fico feliz em saber que nossa administração chega até a zona rural com serviços essenciais para a melhoria do homem do campo. Recuperamos a estrada, o que facilita o transporte dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação mantém a Escola Municipal Lino Francisco dos Santos funcionando plenamente com 33 estudantes, e a Secretaria Municipal de Saúde deu hoje um grande exemplo de cidadania ao trazer esse mutirão para a zona rural", disse o prefeito Lenildo Santana.
O pequeno agricultor Esmeraldo Pereira da Silva, de 62 anos, morador da fazenda Serra Negra, disse morar na região há mais de 50 anos e que poucas vezes viu esse tipo de ação. "Achei tudo muito positivo. Fiz exames, fui ouvido e examinado por médico e fui muito bem tratado por todos. Espero que esse mutirão volte outras vezes", disse Esmeraldo.
A moradora da fazenda Santa Cruz, Domingas de Jesus, tem 48 anos e mora na região há cinco. "Fico feliz com essas ações. A estrada estava precisando ser recuperada e esse Mutirão de Saúde nos poupa de ir até a cidade e gastar com consulta médica. Foi uma manhã divertida, onde encontramos nossos vizinhos, fizemos exames de graça. Tudo aqui mesmo, na roça. Seria bom que acontecesse pelo menos duas vezes por ano", disse Domingas.
Estiveram presentes à ação o prefeito Lenildo Santana, acompanhado do secretário de Educação Uildo Batista e o vereador Valter da Farmácia; o vereador Klaus Farias e o diretor de Esportes da prefeitura e radialista, Josevan Dias. Vale lembrar que além dos toldos montados no local, o Escovódromo e o pula pula para a criançada, ainda foi montado um 'Brechó Chiquê Show'.




























Ilhéus recebe o espetáculo Abafabanca


A peça retrata de forma bem humorada os acontecimentos do dia a dia

Acontece no dia 20 de novembro, às 21h, no Centro de Convenções, em Ilhéus, o espetáculo Abafabanca, uma comédia irreverente de curta duração, que envolve críticas ao mundo moderno e muita improvisação. 
A peça, que está em sua quarta versão e já foi encenada para mais de 10 mil pessoas, retrata de forma bem humorada os acontecimentos do dia a dia. Com textos adaptados de Miguel Falabella, Aninha Franco, Filinto Coelho e Luis Sérgio Ramos, o espetáculo, dirigido por Lelo Filho e Odilon Henrique, conta com a interpretação de renomados atores do teatro baiano, como Diogo Lopes, Mário Bezerra, Talis Castro e o próprio Lelo Filho.

Inema recebe animais silvestres apreendidos em Itabuna


A Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), recebeu do Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna, na região sul, nesta semana, 38 pássaros silvestre e 34 gaiolas apreendidos em diligência nos bairros Fonseca e Maria Pinheiro e outros pontos. Entre as espécies apreendidas tinham canários, papa capins, chorão, gurim, curió e periquito rei.

Prazo para agricultores familiares se inscreverem no Garantia-Safra vai até segunda-feira


Os agricultores familiares baianos têm até a próxima segunda-feira (5 de outubro) para realizar a inscrição do Garantia-Safra 2015/2016, safra de Verão. Os interessados em aderir ao programa devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), já instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as secretarias de Agricultura do seu município ou Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), para validar sua inscrição, informando a área que pretendem plantar. Até o mês de setembro, a Bahia cadastrou mais de 203 mil agricultores, número maior que o do ano passado. 

30 de setembro de 2015

Karateca Mayra Souza participa de exame de faixa para a graduação do segundo Dan



No dia 19 de setembro de 2015, a atleta ibicaraiense de Karatê, Mayra Adalgisa da Silva Souza Moreira, foi submetida ao exame de faixa para a mudança de graduação de Faixa Preta 1º. Dan para o 2º. Dan.
A avaliação aconteceu em Itabuna com a participação de vários atletas, tendo como responsável o professor Messias Souza, Faixa Preta 5º. Dan. Durante o exame a atleta executou o Kihon (conjunto de técnicas socos e chutes), Kumitê (luta), Katá e Bunkai (luta imaginária e aplicação), quebramento, controle físico e psicológico e, por fim, teste de conhecimentos teóricos.

Unime Itabuna participa da Expoita Solidária



Dando continuidade ao projeto social proposto pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), a Unime Itabuna, a fim de contribuir para a promoção da cidadania, fechou uma importante parceria com a 35º Expoita para a realização da Expoita Solidária.
A ação, que acontece na praça da Amizade, no Parque de Exposições Antônio Setenta, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, irá contar com a participação de algumas instituições locais, que estarão presentes disponibilizando à comunidade de Itabuna e cidades vizinhas, serviços gratuitos, e a Unime, não poderia ficar de fora.

Inscrições do Enem para presidiários começam nesta quinta-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinadas a pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa começam nesta quinta-feira (1º), a partir das 10h, e podem ser feitas até 23 de outubro. O edital com informações referentes às inscrições foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (29).

Bahia é o único estado brasileiro em feira de turismo realizada na França


As belezas baianas estão sendo apresentadas até esta sexta-feira (2), em Paris, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), que participa da Feira Internacional de Turismo da França – a Top Resa. O estado é o único do Brasil a apresentar seus atrativos turísticos em um dos maiores eventos do segmento na Europa.

Secretaria realiza seleção para candidatos a dirigentes das escolas estaduais


Este ano tem eleição para dirigentes das escolas estaduais. A primeira etapa para a eleição é a avaliação dos candidatos aos cargos de direção. A Secretaria da Educação do Estado abre inscrições, de 5 a 9 de outubro, para o processo seletivo interno de provimento de vagas para os cargos de diretor e de vice-diretor de unidades escolares da rede pública estadual de ensino. A Portaria Nº 7515/2015, com os requisitos para avaliação, foi publicada no Diário Oficial e está disponível no Portal da Educação.

“A avaliação dos candidatos aos cargos de direção das escolas estaduais é uma exigência legal e está de acordo com o Estatuto do Magistério”, afirma o superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação, José Sérgio Carvalho. Ele ressalta que, “com a certificação, buscamos qualificar, mais ainda, o processo de seleção dos dirigentes, no sentido de que os candidatos serão avaliados nas práticas que eles desenvolverão, a partir de 2016, na gestão das escolas”.

Bahiafarma vai contratar mais de 400 profissionais a partir de 2016


Mais de 400 profissionais entre farmacêuticos, químicos e biólogos serão contratados pela Bahiafarma, entidade ligada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a partir de 2016. Aliado a este montante, a expectativa é que a demanda por mão de obra qualificada aumente a partir da política de atração de indústrias farmoquímicas pelo Governo da Bahia. 

Presidente Dilma inaugura 3,2 mil unidades habitacionais na Bahia



A presidente Dilma Rousseff estará em Barreiras, nesta sexta-feira (2 de outubro), para entregar, simbolicamente e por meio de videoconferência, também para os municípios de Campo Formoso, Feira de Santana, Dias D’Ávila e Irecê, 3,2 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Rui Costa divulgou a notícia no programa Digaí, Governador! desta semana. 

“[É] algo extraordinário na Bahia, totalizando e consagrando um investimento de R$ 200 milhões em habitação. Portanto, essas famílias passarão a dizer, a partir de sexta-feira, ‘esta casa é minha’, [...] passarão a ter segurança, conseguindo planejar melhor a vida dos seus filhos e de seus netos”, afirma Rui.

29 de setembro de 2015

Infraestrutura inicia recuperação de ruas em dois bairros de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Gerência de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul iniciou na última segunda-feira, 28, um intenso trabalho de recuperação das ruas que ainda não possuem calçamento nos bairros Novo e Raimundo Sálvio. A ação de patrolamento e cascalhamento visa a melhoria do tráfego de veículos e pedestres que circulam diariamente pelas ruas dos dois bairros.
Segundo o gerente de Infraestrutura, Antonio Carlos, o serviço consiste em nivelar as ruas com patrolamento, seguido de cascalhamento. Os serviços tiveram início nas ruas do bairro Raimundo Sálvio e em seguida será direcionado para as ruas do Bairro Novo.

AP apresentou contas da prefeitura de Ibicaraí do primeiro e segundo quadrimestre de 2015


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Josevaldo Resende
Aconteceu na manhã de hoje (terça-feira 29), no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma Audiência Pública (AP) para apresentar a Avaliação das Metas Fiscais do Primeiro e Segundo Quadrimestre de 2015. Todos os dados foram apresentados pelo Diretor Contábil da empresa Compus Contabilidade e responsável pela contabilidade do município de Ibicaraí, Osmar Ferreira Farias Júnior; a Diretora Contábil da prefeitura, Sueli Carvalho; o secretário de Planejamento, Leones Batista da Silva; os vereadores Gilvá de Jesus Silva, Erasmo Carlos dos Anjos Silva, Klaus Farias, Adriana Macedo Assis e Dulcineia Campos de Oliveira, além de um pequeno público que se fez presente.