29 de outubro de 2016

Mutirão vai realizar 600 cirurgias em Itabuna e Ilhéus


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou nesta semana os exames pré-operatórios do Mutirão de Cirurgias no Sul da Bahia. O atendimento ocorreu em unidades móveis, de segunda (24) a quinta-feira (27) em Itabuna, e na sexta (28) e no sábado (29) em Ilhéus, para a marcação de cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula. A previsão é de que sejam realizadas 600 cirurgias.

28 de outubro de 2016

No Salão do Chocolate, Rui autoriza R$ 10 milhões para cultura do cacau


Em viagem à França para buscar novos investimentos para a Bahia, o governador Rui Costa participou nesta sexta-feira (28), do Salon du Chocolat Paris (Salão de Chocolate Paris), evento que busca estabelecer a ligação entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau e chocolate.

27 de outubro de 2016

Bahia terá fábrica de medicamentos para Anemia Falciforme




No Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, celebrado nesta quinta-feira (27), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trás uma boa notícia para os portadores da doença: tem início em 2017, no município de Vitória da Conquista, a construção da fábrica de medicamentos para o tratamento de tumores (tamoxifeno e capecitabina) e da doença falciforme (hidroxiuréia).

Governo da Bahia busca atrair investidores japoneses para infraestrutura




Interessados em Parcerias Público-Privadas (PPPs), os japoneses vieram ao Brasil conhecer projetos estruturantes e avaliar parcerias. O destaque foi para a região agrícola do Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. A reunião entre eles, o Governo brasileiro e governos estaduais aconteceu nesta quinta-feira (27), em Brasília.

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos em Ilhéus e Xique-Xique





Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede Estadual de Educação Profissional, nos diferentes Territórios de Identidade, estão realizando mostras e exposições dos projetos que vêm sendo desenvolvidos ao longo do ano, focando, principalmente, em Tecnologia e Sustentabilidade.
Em Ilhéus, a V Semana Tecnológica, promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), segue até sexta-feira (28). As atividades começaram na terça-feira (25), com estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Teatro, Logística, Recursos Pesqueiros, Eletromecânica e Turismo, que participam de seminários, minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas com temas relacionados aos cursos técnicos oferecidos. A perspectiva é mostrar à sociedade da região o potencial dos cursos e, principalmente, como os estudantes estão sendo preparados para o mundo do trabalho. Estão participando especialistas nas respectivas áreas, vindos de instituições como a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Governador anuncia elaboração de projeto para teleféricos em Salvador




“Continuo trabalhando para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana de Salvador e toda a região metropolitana”. A declaração foi feita pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (27), em Paris, quando foi confirmada a captação de 470 mil euros para o estudo e elaboração de projeto para instalação de teleféricos ligando alguns bairros de Salvador às estações de metrô. A decisão saiu após encontro do governador com os dirigentes do Egis Group, grupo internacional de consultoria, engenharia, estruturação de projetos e serviços de operação.

Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada




Nesta quinta-feira (27), o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que integra a comitiva do governador na França, foi até a cidade de Bar de Seine para se encontrar com os representantes da cooperativa vinícola Les Ricey, parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva para fabricação de vinhos, em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. Já está prevista a vinda de uma comitiva de produtores da região de Les Ricey à Bahia, em janeiro de 2017, para iniciar a implantação de uma cooperativa na região, nos moldes da francesa. “Conhecer o trabalho da Les Ricey foi uma experiência única. Eles mostraram para a comitiva como é possível produzir e agregar valor à produção de forma integrada, respeitando os interesses da cada cooperado”, comentou Jeandro Ribeiro.

Assunto: Paralisação das atividades acadêmicas e administrativas




Prezados diretores:
Com as devidas saudações, servimo-nos do presente para informar que os estudantes do IFBA - Campus Ilhéus - em assembleia realizada no dia 25/10/2016, deliberaram que todas as atividades acadêmicas e administrativas seriam suspensas por tempo indeterminado, visto que o instituto encontra-se ocupado.

25 de outubro de 2016

Seinfra vai duplicar a ponte sobre o rio Salgado em Floresta Azul






Para melhorar a fluidez no tráfego e fortalecer o escoamento da atividade industrial e agropecuária em Floresta Azul, a ponte sobre o rio Salgado será duplicada. O processo licitatório para contratar a empresa que ficará responsável pela obra, já está em fase final. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) estima investir mais de R$ 2 milhões no serviço, que vai beneficiar 10 mil habitantes do litoral sul baiano.

Ministério da Saúde distribui teste de Zika produzido pela Bahiafarma



O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (25), a compra de 3,5 milhões de testes rápidos para identificar o vírus Zika. Está prevista a distribuição de dois milhões de kits até o final deste ano e o restante até fevereiro de 2017. A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus Zika em algum momento da vida. Ou seja, com a tecnologia será possível identificar o vírus no organismo, independente do tempo de infecção. A produção do insumo será feita pelo laboratório público Bahiafarma.

24 de outubro de 2016

Rui viaja à França em busca de investimentos para o Estado




Buscando atrair novos projetos e investimentos para o Estado, o governador Rui Costa viaja nesta semana para a França, onde vai se reunir com empresários da indústria do chocolate e da área do turismo. Um dos compromissos de Rui será uma visita ao Salon du Chocolat Paris, principal evento mundial do setor, que vai reunir 500 expositores da França e de outros países.

O governador chegará à capital francesa na quarta-feira (26) quando se reunirá com empresários do chocolate da Bahia e do exterior para discutir ações voltadas para o setor. Ainda neste mesmo dia, Rui Costa estará na Embaixada do Brasil para participar do evento Divulgação Bahia Destino – Rota do Cacau.

Estudantes da Educação Profissional movimentam Ilhéus com a V Semana Tecnológica




O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Logística, Transporte e Produção Industrial, localizado na cidade de Ilhéus, no sul do estado, realiza desta terça a sexta-feira (25 a 28), no Teatro Municipal da cidade, a V Semana Tecnológica. A programação consta de seminários, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas com temas relacionados aos cursos técnicos oferecidos pela instituição - Teatro, Logística, Recursos Pesqueiros, Eletromecânica e Turismo -, além de apresentações culturais e comunicações em diversos locais da cidade.

Estudantes da rede estadual concorrem à eleição para Parlamento Juvenil Mercosul




Três estudantes da rede estadual de ensino estão concorrendo à eleição do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Eles foram selecionados pela relevância dos projetos, que falam sobre a educação indígena, inserção no mundo do trabalho e a participação dos jovens na gestão escolar. Serão escolhidos 27 estudantes, um representante de cada estado. Para ser eleito e representar a Bahia, é preciso ter a maior votação pela internet, no link onde está o perfil de cada concorrente. A votação acontece até 5 de novembro e o resultado final será divulgado cinco dias depois.