25 de agosto de 2017

Professores de Apuiarés dividirão cerca de R$ 5 milhões de precatório do Fundef




Professores de Apuiarés (CE), estão na expectativa pela liberação definitiva dos recursos provenientes do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A Prefeitura da cidade e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais chegaram a acordo e os profissionais do magistério irão receber um total de R$ 4,9 milhões.

Sarau literário chama atenção para o combate à violência contra a mulher na Escola Cultural de Itabuna



Os estudantes da Escola Cultural de Itabuna encontraram na prosa e no verso uma maneira de chamar a atenção da comunidade para o combate à violência contra a mulher. Em mais uma atividade que integra a escola e a comunidade, a Escola Cultural realizou, durante a semana, um sarau literário, com a participação de 30 estudantes. Além de declamação de poesias sobre a temática, os alunos fizeram apresentações de música, multimídia e produção textual, por meio de uma oficina de arte literária.

Governo alinha estratégias de Restauração Florestal



Em reunião com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o secretário da pasta, Geraldo Reis, alinhou estratégias de restauração florestal para o estado da Bahia, por meio dos Centros de Referência em Restauração Florestal (CRRFs), que atuam via parcerias dos dois órgãos com instituições de ensino superior no âmbito estadual e federal.

24 de agosto de 2017

Seletiva dos Jogos Escolares da Rede Pública mobiliza estudantes do Baixo Sul


Os estudantes da rede estadual estão movimentando as cidades do interior do estado com as seletivas escolares dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. As competições envolvem diferentes modalidades.

Municípios do Litoral Sul recebem curso de gestores de ligas de futebol


Representantes de 27 municípios que integram o território Litoral Sul estarão reunidos, entre esta sexta-feira (25) e domingo (27), em Itabuna, para participar do curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. A capacitação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio do Ministerio do Esporte.

23 de agosto de 2017

Setur promove qualificação para fortalecer turismo religioso no sul da Bahia



Fortalecer o turismo religioso no município de Itanhém, no sul da Bahia, é o objetivo da Secretaria do Turismo do Estado com a realização, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), de cursos para qualificação dos serviços turísticos. A ação atende a empresários e trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes, além da comunidade da paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda.

22 de agosto de 2017

Obras do Governo do Estado impulsionam desenvolvimento no sul da Bahia





Três importantes obras nas áreas de saúde e infraestrutura estão sendo realizadas pelo Governo da Bahia em Itabuna e Ilhéus, duas delas em fase de conclusão. A Barragem do Rio Colônia, o Hospital Regional da Costa do Cacau e a nova ponte Ilhéus-Pontal representam o maior volume de investimentos do Estado na região sul da Bahia nos últimos anos, beneficiando milhares de pessoas e impulsionando novos investimentos.

Em Brasília, Rui assina delegação do Aeroporto de Ilhéus para o Estado




O governador Rui Costa desembarcou, nesta terça-feira (22), na capital federal, para assinar o contrato de delegação do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, para o Governo da Bahia.

Rastreamento do Câncer de Mama chega ao município de Uruçuca




O Saúde sem Fronteira Rastreamento do Câncer de Mama estará em Uruçuca, no sul da Bahia, desta quinta-feira (24) a 1º de setembro. No município, 1.169 mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, estão aptas para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama.

Governo publica Lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção na Bahia




A Secretaria do Meio Ambiente do Estado Sema) publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22), a Lista Oficial das Espécies Endêmicas da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia. A Portaria nº 40, de 21 de agosto de 2017, apresenta 744 espécies classificadas nas categorias Criticamente em Perigo (CR), em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU), que ficam protegidas de modo integral, ficando proibidas sua coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização no território baiano.

21 de agosto de 2017

Escola Cultural integra escola e comunidade em Itabuna


Um dia de integração entre a escola e a comunidade através da arte. Assim foi a Gincana Cultural, promovida no sábado (21), pelo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul da Bahia. A gincana marca o encerramento da primeira etapa da oficina de dança do projeto Escolas Culturais, que faz parte do programa Educar para Transformar, do Governo da Bahia. O Colégio Modelo de Itabuna foi a primeira unidade da rede estadual a ter o projeto implantado.