28 de novembro de 2013

Região do Cacau é beneficiada com restauração de trecho da BA-120

Com investimento de R$ 10,7 milhões e beneficiando cerca de 33 mil habitantes de Barro Preto e Itapé, no sul da Bahia, o Governo do Estado entrega, neste domingo (1º), a obra de restauração de um trecho de 12 km da rodovia BA – 120, que liga Barro Preto à BR – 415.
O governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, estarão em Barro Preto, a 447 km de Salvador, na região do Cacau, a partir das 9h.
Segundo Otto Alencar, a recuperação da estrada, onde circulam diariamente 345 veículos, em média, vai facilitar a vida de quem mora na região, além de alavancar a economia, baseada na pecuária e na cultura do cacau.

Kas/af

28.11.13

Documentário ‘Feminino Cangaço’ abre festival em Porto Seguro

O documentário ‘Feminino Cangaço’, fruto de parceria entre o Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a WebTV.Uneb, núcleo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade, vai abrir a 6ª edição do Arraial Cine Fest, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Porto Seguro, no próximo domingo (1º).
O festival é promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e será realizado por meio de parceria entre o Senac do município e as empresas Costa Central Eventos e Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau.
           O longa-metragem já foi exibido durante o III Congresso Nacional do Cangaço, realizado em outubro deste ano, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, e em 19 pontos de cultura do estado, por meio do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), em agosto.


eas/om          28.11.13

Governador participa da instalação da UFSB no Extremo Sul

O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (29), em Teixeira de Freitas, às 10h, e Porto Seguro, às 16h, no Extremo Sul do estado, de cerimônias de instalação dos campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nestas cidades. Em Porto Seguro, ele também visita as obras de reforma do estádio municipal, às 15h, candidato a centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo FIFA 2014.
O campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). A solenidade de instalação será na Avenida Profeta Issa, s/n, bairro São José. A UFSB assinará convênios com a Prefeitura de Teixeira de Freitas para cessão do imóvel da Secretaria Municipal de Educação como futura sede do IHAC; com a Secretaria de Saúde da Bahia para a implantação do Curso de Medicina; e com a Bahia Sul Celulose para apoio à Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários.
Em Porto Seguro, o campus Sosígenes Costa vai sediar Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC. Serão assinados convênios com a Ceplac para cessão de uma área na Estação Experimental Pau Brasil, onde será a futura sede do campus; com a Secretaria Estadual de Turismo, para cessão do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento como futura sede do IHAC; e com a Orquestra Neojiba, para a promoção das artes musicais em todos os ciclos de formação.
Além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, a UFSB tem o campus Jorge Amado, em Itabuna, Sul do estado, onde funcionam a Reitoria, Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação; em Comunicação e Artes; e outro IHAC.

Gas/af

28.11.13

27 de novembro de 2013

38 famílias são beneficiadas no PNHR com casas na zona rural de Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na tarde de quarta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma reunião entre a Prefeitura de Ibicaraí e a Associação Comunitária Rural da Região do Andrezão. Na oportunidade os representantes das 38 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), discutiram junto ao Gestor Municipal de Convênios, Romilso Ferreira Santos, assuntos relativos à construção de 38 casas na zona rural. Os contemplados tiveram o cadastro efetivado, com a entrega de documentos e a atualização de informações, além da promessa do gerente da Caixa Econômica Federal, Humberto Santana, que até o dia 20 de dezembro todos os contratos estarão assinados e o início das obras acontecerá a partir de janeiro de 2014.
Nessa primeira etapa serão 38 casas, que beneficiarão a região do Andrezão; da Fazenda Salvadora, na região Dos Teixeiras; das Iscas; do Córrego Grande e do Jacarandá. Romilso lembrou que essa luta já dura mais de quatro anos e que já existe um projeto para uma segunda etapa com 120 novos cadastros, com cerca de 60 aprovados, dentro das exigências pedidas pela CEI. Por último Romilso disse que acontecerão outras reuniões até a construção das casas e lembrou que o contemplado que faltar em três reuniões seguidas perderá o benefício.
A reunião contou ainda com a presença do Prefeito Lenildo Santana, do secretário de Agricultura Carlos Durval Fraga (Kakalo); do vereador Alam; do gerente da Caixa Econômica, Humberto Santana; do representante da EBDA, Luiz Adalberto Matos (Beto de Teta) entre outros.
O gerente da Caixa Econômica, Humberto Santana, falou da importância do Minha Casa, Minha Vida na Zona Rural. Humberto lembrou que a Caixa está em Ibicaraí há mais de 30 anos com essa bela parceria com o povo dessa terra e finalizou dizendo que fará o possível para deixar todos os contratos assinados antes da data prevista.
O prefeito Lenildo Santana falou das dificuldades encontradas para a aprovação desse projeto. O prefeito lembra que são 38 casas que serão construídas no meio rural com total fiscalização da CEF. Lenildo também lembrou que é importante que os beneficiários participem de todas as reuniões, para não ficarem de fora do processo. ”Só ganha casa quem realmente precisa e a CEF fiscalizará de perto todo o processo”, disse o prefeito. Por último Lenildo falou que as casas terão 49 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro e que serão no mesmo padrão das casas construídas no fundo da fábrica de chocolate.
O presidente da Associação Comunitária Rural da Região do Andrezão, Cesar Guarda, falou da dificuldade e da burocracia desse processo, mas lembrou que esse sonho está se tornando realidade. Cesar também agradeceu ao prefeito Lenildo Santana pela preocupação com o meio rural e pelo empenho para que esse projeto acontecesse.
O Secretário de Agricultura Carlos Durval Fraga (Kakalo), falou da alegria de poder fazer parte dessa conquista, lembrando que quem ganha sempre é a agricultura familiar. “São ações como essa que têm melhorado a vida dos que moram na zona rural”, disse Kakalo.
O representante da EBDA, Luiz Adalberto Matos (Beto de Teta), falou da importância dessas políticas públicas voltadas para o homem do campo e lembrou muito ainda falta muito, mas existem avanços e essas casas são a prova disso.

Fitinhas do Senhor do Bonfim voltarão a ser fabricadas na Bahia após 20 anos

Ícone tradicional da religiosidade baiana, a Fitinha do Senhor do Bonfim será novamente fabricada no estado da Bahia, após 20 anos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (27) durante o lançamento de um pacote de ações elaborado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) juntamente com a Arquidiocese de Salvador. Atualmente, o artigo é produzido apenas no interior de São Paulo.
O evento realizado no Convento da Piedade, na capital, contou com a participação do secretário Domingos Leonelli e do arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Na ocasião, foi apresentado também o portal oficial do turismo religioso baiano (www.turismoreligiosobahia.com.br) e um curso de inglês voltado para 25 profissionais que atuam no receptivo de igrejas em Salvador.
Para Leonelli, as ações contemplam os três eixos da estratégia de desenvolvimento do setor no estado - qualidade, com o curso de capacitação, inovação, criação do portal e integração econômica, com a formatação de uma cooperativa para comercializar, além das fitinhas do Bonfim, imagens e objetos sacros, beneficiando a comunidade local.
“O turismo religioso é forte em todo o mundo e em diversos lugares do Brasil. Na Bahia não poderia ser diferente, pois temos todos os apelos para receber milhares de visitantes deste segmento. Essas ações integradas servem para estrutura melhor o setor em todas as suas vertentes”, enfatizou Leonelli.

Emprego e renda - Atualmente, 100 mil turistas vêm à Bahia exclusivamente por motivos de religião e o objetivo, como explicou o secretário, é ampliar esse número. “Temos diversas festividades tanto em Salvador como no interior, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Anguera, Candeias, entre outros locais. A ideia é ampliar a promoção e estruturar os destinos para o turismo”.
Dom Murilo Krieger destacou a parceria com a Setur para a geração de emprego e renda e divulgação do patrimônio religioso na Bahia. “Nós queremos que as pessoas vejam aquelas riquezas que temos nesse campo religioso e turístico. Queremos preservar esse patrimônio e colocar à disposição de todos. Mas, para isso, esse patrimônio precisa ser conhecido”.
O arcebispo disse ainda ter a certeza de “que esse trabalho de parceria renderá, para nós, bons frutos, no sentido que mais e mais pessoas visitarão as nossas igrejas e museus, além de ser, para tantas outras pessoas, uma nova possibilidade de emprego, de melhorar a sua própria vida”.


Medicamento para renais crônicos será fabricado na Bahia

O governador Jaques Wagner participa, nesta quinta-feira (28), às 9h, no Polo Industrial de Camaçari (BA), da inauguração da planta de farmoquímica da ITF Chemical, empresa italiana do grupo Chemi e Italfarmaco SPA.
A empresa vai produzir o insumo básico do medicamento cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para fornecimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica, em diálise, de todo o Brasil.
A inauguração da planta farmoquímica da ITF permitirá que a Bahiafarma, em parceria com a indústria brasileira Cristália, fabrique o cloridrato de sevelamer ainda este ano. Este será o primeiro medicamento fabricado pela empresa estatal, reaberta no atual Governo após 12 anos fechada.
Com 75 empregados, a ITF Chemical Ltda. tem Certificação de Boas Práticas de Fabricação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Americana para Controle de Drogas e Alimentos (FDA).
O presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, o cônsul da Itália, Giovanni Pisanu, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet, e o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, também participam da inauguração.

Gas/af

27.11.13

Grupo farmacêutico amplia fábrica e empregos no Recôncavo

Segunda empresa do setor farmacêutico que mais cresceu no Brasil nos últimos cinco anos, o Grupo Natulab inaugura, nesta quinta-feira (28), em Santo Antonio de Jesus, a 190 quilômetros de Salvador (BA), a primeira etapa de ampliação da fábrica e o novo Centro de Distribuição (CD). O governador Jaques Wagner e o presidente do grupo, Marconi Sampaio, participam da solenidade, às 14h.
Atualmente com 900 funcionários, o grupo espera criar mais 810 empregos até a finalização do processo. A obra está sendo desenvolvida em módulos, que serão ativados à medida que forem ficando prontos. O novo complexo deve ser concluído até 2016.
O Natulab fabrica e desenvolve medicamentos isentos de prescrição, fitoterápicos, linhas de suplementos alimentares, calmantes, repositores de cálcio, analgésicos, adaptógenos, produtos antiestresse e diversos tipos de suplementos vitamínicos e minerais.
Com a expansão, serão construídos um módulo administrativo e áreas para novas linhas produtivas de aerossóis, semissólidos e dermocosméticos, suplementos alimentares, nutrição enteral, suplementos para atletas, antibióticos, fábrica de chás e ampliação da atual linha de sólidos.
A empresa tem, desde o ano 2000, sede no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. A nova planta fica no sentido Santo Antônio – Ilha de Itaparica.
A Bahiafarma e o Natulab atuam em parceria nas áreas da pesquisa, em laboratório compartilhado no Parque Tecnológico da Bahia, e de produção de medicamentos para tratamento de asma.

Distrito Industrial – O primeiro distrito industrial de Santo Antônio de Jesus foi implantado há mais de 20 anos, a 6 km do centro da cidade. No local funcionam 13 empresas que fabricam vidro temperado, colchões e estofados, além de renovadoras de pneu, alimentos, embalagens pet, produtos plásticos e beneficiamento de café, entre outros. O primeiro distrito emprega cerca de 1.500 pessoas e pode chegar até 2 mil. A área totalmente ocupada inviabiliza a implantação de novas indústrias.
Em outubro de 2013, o Governo autorizou uma nova área para o distrito, que pode abrigar 40 novas empresas, em 445 mil metros quadrados, localizada no Km-24 da BA-046, trecho que liga as cidades de Santo Antônio de Jesus e Nazaré. A expectativa é que sejam gerados entre 3 e 4 mil novos empregos.

Gas/af

27.11.13

26 de novembro de 2013

Secretaria de Educação de Ibicaraí amplia projetos do Programa Mais Educação no município


A Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, entregou terça-feira (26), aos alunos dos Colégios Municipais Coracy Magalhães Ally e Yêda Barradas Carneiro (sede) e Grupo Escolar Raimundo Cordeiro de Almeida (distrito do Cajueiro Novo), diversos utensílios para a prática de atividades esportivas, ofertados pelo Programa Mais Educação.
Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, o Programa Mais Educação tem dado ao alunado local a oportunidade de praticar capoeira e Karatê nas escolas da rede pública.
Durante os eventos de entrega dos materiais, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Ângela Santana; a secretária de Educação, Fabiane Lyra; a coordenadora do Programa Mais Educação do município, Marise Oliveira; diretores e coordenadores dos programas educativos dos referidos estabelecimentos educacionais; pais e alunos da rede municipal de ensino. A secretária de Assistência Social, Ângela Santana, falou da importância do poder público em ajudar esse tipo de iniciativa, por oferecer, além do esporte em si, condições para que os adolescentes se mantenham ocupados, desviando assim a atenção para coisas ruins, que a ociosidade possa oferecer.
Antecedendo as entregas dos materiais, foram realizadas orações de louvor por todos os presentes, para em seguida, mestres e alunos de atividades corporais, como, capoeira e Karatê, fazerem apresentações e exibições de defesa pessoal.  
 Em seguida, a coordenadora do Programa Mais Educação, Marise Oliveira, usou da palavra: ”É muito importante que os pais continuem incentivando seus filhos a manter esse Programa, que só beneficia o aprendizado das crianças que estão em formação de vida, e é necessário que vocês pais, cuidem bem desses materiais que estão sendo entregues aos seus filhos, pois esses materiais pertencem a escola e não ao aluno”, disse Marise.
 Na Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, o professor de Karatê Jessé Gonçalves usou da palavra para declarar: “A aula de Karatê auxilia na concentração, na obediência às regras e na disciplina do aluno, pois a competência do professore de Karatê interfere muito nas relações pessoais e comportamentais dos alunos dentro da escola, em casa e na rua”, enfatizou Jessé.
A secretária de Educação, Fabiane Lyra, durante seu pronunciamento de encerramento disse que “Ninguém faz nada sozinho, quando todos caminham na mesma direção o resultado só pode ser satisfatório. É nessa idade que temos que começar a investir nas nossas crianças, para que possamos ajudar na formação do nosso homem do futuro”, concluiu Fabiane.










Texto e fotos: Antonio Lima

Ilhéus aquece Costa do Cacau com projeto ‘Viaje por um mundo chamado Bahia’

O município de Ilhéus, na Costa do Cacau, região sul do estado, sedia a primeira edição do projeto ‘Viaje por um mundo chamado Bahia’, desta quarta-feira a domingo (27 a 1º), no centro de convenções da cidade. Os agentes de viagem e operadores poderão participar de um fantour, visitando roteiros baseados em diversos segmentos turísticos como o étnico, de aventura, cultural, religioso, rural, eno, eco, náutico e sol e praia.
O evento é promovido pela Bahiatursa, com o objetivo de incrementar o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico regional, e tem o apoio da prefeitura local e entidades do setor de turismo da região.
 Segundo o diretor de Serviços Turísticos do órgão, Weslen Moreira, a caravana será composta por empresários de todas as zonas turísticas, que conhecerão um dos atrativos da Bahia - o roteiro cacau com chocolate e a estrada do chocolate. “É importante que a gente comece a inaugurar um ciclo para fomentar que os empresários baianos promovam e vendam a Bahia para os próprios baianos e principalmente com o foco nas grandes cidades”.
              Nesta primeira edição em Ilhéus, o evento aposta na possibilidade de fomentar o turismo regional, além de divulgar as belezas naturais e culturais, destinos, produtos e serviços do estado da Bahia.  A Costa do Cacau deverá ser o pontapé inicial.
A partir de 2014, o projeto segue para as demais zonas turísticas da Bahia - Costa dos Coqueiros, Chapada Diamantina, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, entre outras. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.bahia.com.br.


Zona turística - A Costa do Cacau compreende a faixa litorânea que se estende por cerca de 180 quilômetros no litoral sul da Bahia, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras. Estão incluídos ainda os municípios de Una, Santa Luzia e Uruçuca.
É uma região muita rica em opções de lazer e conhecida por ser um centro de turismo de negócios, belas praias, ecoturismo e pesca oceânica. Preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais. São dezenas de quilômetros de praias, com denso coqueiral, aliados à variedade da vegetação, que vai desde a Mata Atlântica nativa a grandes áreas de manguezais e belíssimas fazendas de cacau.
O turismo na Costa do Cacau desenvolve-se a passos largos, com investimentos de empresários nacionais e estrangeiros e incentivos fiscais oferecidos pelas prefeituras municipais para quem investir no setor. Nos últimos anos, a oferta de serviços e infraestrutura de qualidade cresceram na proporção da demanda da alta estação turística – entre novembro e fevereiro.

26/11/13

Uas/is

Aberta visitação para o quarto leilão de bens móveis do Estado

Tem início nesta quarta-feira (27) o período de visitação aos 712 lotes que compõem o quarto leilão promovido pelo Estado. A expectativa é de que sejam superados os números do último leilão realizado pela administração estadual, quando 446 lotes arrecadaram quase R$ 2,6 milhões. A visitação acontece até o dia 5 de dezembro, das 9h às 17h, em dez locais distribuídos entre sete municípios do interior baiano: Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Irecê, Itaberaba e Simões Filho.
O quarto leilão de bens móveis do Estado será realizado no dia 6 de dezembro, a partir das 9h, no centro de convenções do Fiesta Bahia Hotel, bairro Itaigara, em Salvador.
A previsão de arrecadação é de R$ 1.855.530. Serão alienados, entre outros bens, 519 veículos, com base na portaria do governo que determina o recolhimento dos carros de sua frota com mais de dez anos de fabricação. Também serão liquidadas sucatas de veículos, maquinários, sucata ferrosa, móveis e materiais hospitalares.
Em Itabuna, a visitação ocorre no 15º Batalhão da Polícia Militar e na 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária. Em Juazeiro, os lotes estarão disponíveis para avaliação no 3° Batalhão da Polícia Militar. Em Feira de Santana, os pontos de visitação estão distribuídos entre o 1º Batalhão da Polícia Militar, a Residência de Manutenção do Derba e no Galpão do Estado, na BR 116.
Em Teixeira de Freitas, a visitação acontece 13º Batalhão da Polícia Militar. Na cidade de Irecê, os lotes podem ser avaliados no 7º Batalhão da Polícia Militar. Por último, na cidade de Simões Filho, a visitação acontece na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e em Itaberaba, no 11º Batalhão da Polícia Militar.
Os quatro lotes mais caros, avaliados em R$ 25 mil cada, estão em Feira da Santana, na Residência de Manutenção do Derba. No mesmo município, mas no Galpão do Estado, está o lote mais barato desde leilão, avaliado em R$ 300. A lista completa dos bens disponíveis para alienação está disponível no Comprasnet.ba (www.comprasnet.ba.gov.br).

Compromisso Bahia - Os leilões do Estado integram as ações do Programa de Qualidade do Gasto Público - Compromisso Bahia, que tem como objetivo combater o desperdício na máquina pública, investindo os valores economizados no reaparelhamento da estrutura administrativa. A receita obtida com a venda dos bens irá para a conta única do Tesouro Estadual.
Cabe à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) alienar os bens desativados do Estado, conforme artigo 7º do Decreto nº 9.461 de 20 de junho de 2005 - embora unidades da administração indireta também possam realizar leilões. Os bens são considerados inservíveis quando o custo de manutenção é mais caro para o Estado do que investir na compra de um novo bem.

26.11.13
Aas – CB






Seminário discute as relações entre policiais e Direitos das Crianças e Adolescentes

Que ações podem ser desenvolvidas por agentes de Segurança Publica na busca da proteção integral de crianças e adolescentes? Esta indagação será o eixo central dos debates do I Seminário sobre Segurança Pública, Infância e Adolescência que se realiza em Salvador entre os próximos dias 02 a 04, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães.  O evento reunirá cerca de 150 policiais militares, civis, e representantes de instituições civis nacionais e internacionais que desenvolvem atividades de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
Segundo Cida de Roussan do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente e uma das coordenadoras do evento “trata-se de um encontro que visa uma aliança entre os representantes da Segurança e a rede de proteção á crianças e adolescentes para garantir a harmonização do papel da policia promotora dos direitos das crianças e adolescentes, e da policia mantenedora da ordem. Este seminário é um marco inédito, ou seja, pela primeira vez policiais debaterão seu papel de agente de proteção de crianças, queremos discutir uma nova polícia que além de manter a ordem também cuida”.
A palestra de abertura do seminário será proferida pelo Consultor em Segurança Pública e Capacitação do Capital Humano, Ricardo Brusolla Balestreri, que abordará o tema “Segurança Pública no Contexto da Democracia e da Cidadania”. O historiador, que já foi Secretario Nacional de Segurança Pública, é conhecido pelo expressivo trabalho que desenvolve nas áreas de segurança e cidadania. 
O evento conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para Infância / UNICEF , Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Segurança Publica, Policia Militar e Projeto Pacto pela Vida, e Associação Brasileira de Magistrados – ABMP e durante seus debates apresentará experiências exitosas de países como Canadá, Chile, Venezuela e Reino Unido. No segundo dia do seminário ocorrerá o lançamento do Guia de Abordagem a Crianças e Adolescentes de autoria do Coronel Gilson Santiago em parceria com o Cedeca e o UNICEF.  Ao final dos debates e oficinas será apresentado a sociedade civil um protocolo de atuação policial (militar e civil) dirigido às crianças e adolescentes brasileiros.
Participarão do encontro representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Policia Militar e Civil, Policia Rodoviária Federal, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia e outras instituições.
Mara Santana





25 de novembro de 2013

Feira de Santana é a campeã geral dos Jogos Abertos do Interior 2013

As equipes de Feira de Santana pelo segundo ano consecutivo mostraram força e comemoraram os títulos do handebol e do basquete masculino e o vôlei feminino nos Jogos Abertos do Interior (JAI), disputados na cidade de Itabuna, no sul do estado, da última sexta-feira a domingo (22 a 24). O município recebeu o troféu de campeão geral por alcançar o maior número de pontos na soma das modalidades coletivas e individuais (159). O segundo colocado foi o município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, com 79 pontos.
          Itabuna venceu o vôlei masculino e a equipe de Caetité ficou com o título no basquete feminino. Já no torneio de futsal masculino, a equipe de Conceição de Coité conquistou o título. O feminino ficou com o time de Juazeiro. O maior evento do esporte amador da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio das prefeituras que sediam as etapas
Os Jogos chegaram ao fim, após três zonais classificatórios, que ocorreram nas cidades de Guaratinga, Juazeiro e Itaberaba, além da etapa final, das modalidades individuais, que aconteceu em Simões Filho. Mais de dois mil atletas, de 30 municípios, participaram das zonais, onde foram definidas as equipes que disputaram a final em Itabuna.

Treinamento - Essa etapa reuniu equipes de 20 municípios, que disputaram os troféus do futsal, handebol, basquete e vôlei, no feminino e no masculino. O evento tem como uma das principais finalidades superar as barreiras da extensão estadual, democratizar o acesso ao esporte em todos os municípios, revelando novos talentos e gerando integração social.
Para o atleta feirense Diego Rangel, a conquista do bicampeonato é o reflexo de muito treinamento e companheirismo. “É sempre bom disputar uma competição de tamanha importância como os Jogos Abertos do Interior. Treinamos muito para conquistar esse título e estamos muito felizes".
O coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb e dos Jogos Abertos do Interior, Paulo César Vieira Lima, disse que está satisfeito com o êxito da competição. "Temos um sentimento de dever cumprido. Desde 2012 buscamos agregar valor ao evento, fazendo com que haja uma renovação nas equipes".

25/11/13

Tas/is

Audiência pública na Alba vai discutir "Bico Legal" para policiais militares

Na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia desta terça-feira (26), uma audiência pública vai discutir a viabilidade da atividade delegada para a Polícia Militar da Bahia. A discussão acontece às 11h, na sala Eliel Martins, na Alba.
O "Bico Legal", concebido em São Paulo, propõe que na atividade delegada haja uma escala humana de trabalho em que o profissional mantenha a estrutura que a PM oferece: armamento, viatura, fardamento, estrutura de tecnologia e de banco de dados. Os oficiais passariam a trabalhar legalmente durante as horas de folga.
Através de um convênio com o Governo do Estado, as prefeituras passariam a administrar também a questão da segurança pública. "Essa foi uma reivindicação de algumas prefeituras, e vamos fazer com que esta Casa reflita sobre a possibilidade de uma alteração na própria legislação”, explica o presidente do colegiado, deputado Álvaro Gomes (PCdoB).
A iniciativa paulistana, implantada em 2011, reduziu em 50% a violência na capital, de acordo com o major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Wagner Rodrigues.
SERVIÇO

O QUE: Audiência Pública "Viabilidade da Atividade Delegada para a Polícia Militar da Bahia - Bico Legal"
QUANDO: 26 de novembro de 2013, às 11h
ONDE: Sala das Comissões (Eliel Martins), na Assembleia Legislativa da Bahia
Mais informações:
Ascom Álvaro Gomes



No 'tapetão', clubes se articulam para rebaixar Ponte, Portuguesa e Criciúma

Enquanto o Campeonato Brasileiro segue sem definição sobre quais times vão ser rebaixados para a Série B, clubes se articulam para decidir o torneio na Justiça. Com a liderança de Coritiba, e a participação de Vasco e Fluminense, as diretorias conversaram para verificar súmulas da competição. O resultado obtido, segundo a visão desses cartolas, mostra que Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma poderiam perder pontos.
Em contato com o ESPN.com.br, dois dirigentes explicaram que a regra que está sendo avaliada, que teria passado a valer neste ano, é uma que limita em cinco o número de jogadores transferidos de outros clubes da Série A. Os documentos de relatos dos jogos estão sob os olhares dos departamentos jurídicos dos times e também de especialistas do direito desportivo. 
O Regulamento Específico da Competição, no capítulo III, artigo nono, no seu parágrafo único, diz que "cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas".
Um exemplo que, segundo os clubes reclamantes, fere o regulamento acima, seria a Portuguesa. Para a temporada de 2013, a diretoria paulista conta com pelo menos 13 atletas emprestados, sendo que desses, pelo menos dez chegaram de outras equipes da Série A. 
A visão da CBF é diferente. Segundo Virgilio Elíseo, diretor do departamento técnico da entidade, o regulamento vale a partir do início do Campeonato Brasileiro e para jogadores que tenham disputado pelo menos um jogo do torneio pelo clube cedente. Assim, só haveria desrespeito ao regulamento caso um clube tenha mais de cinco jogadores que atuaram por outros clubes da Série A em 2013. 
O plano dos que se queixam é terminar o estudo ainda no início desta semana. Se a conclusão dos advogados for de que o assunto procede, eles enviarão uma denúncia para a CBF e para o STJD, que deverá julgar o caso. 
De acordo com o Código Brasileiro da Justiça Desportiva, a inscrição irregular de atletas na súmula implica na perda de três pontos. Com o que já foi analisado e interpretado, os dois paulistas e o catarinense deveriam perder, cada um, pelo menos seis pontos.
Assim, Portuguesa e Criciúma substituiriam Vasco e Coritiba na zona da degola.
Considerando a atual classificação, teríamos a seguinte mudança:
14 - Fluminense - 42 pontos
15 - Coritiba - 42 pontos
16 - Vasco da Gama - 41 pontos
17 - Portuguesa - 38 pontos
18 - Criciúma- 37 pontos
19 - Ponte Preta - 30 pontos
20 - Náutico - 17 pontos
Fonte: MSN Esportes