28 de maio de 2012

Cacau para sempre beneficiará 10 mil famílias no sul da Bahia


Os agricultores familiares, produtores de cacau do sul da Bahia, agora contam com novas perspectivas para ampliação de renda e melhoria da qualidade de vida. O Governo do Estado lançou na última sexta-feira (25), no Teatro Municipal de Ilhéus, o programa Cacau para Sempre, com o objetivo de apoiar e incluir socioprodutivamente mais de 10 mil famílias baianas.
A ação vai ser executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do programa estadual Vida Melhor, e permitirá a recuperação da lavoura cacaueira, via fortalecimento estrutural, logístico e produtivo para a produção do cacau de qualidade e da conservação do sistema cabruca.
A cerimônia contou com a presença de mais de 640 agricultores familiares, produtores de cacau do sul da Bahia. A execução do Cacau para Sempre vai exigir estratégias como a recuperação e construção das estruturas produtivas do processo de beneficiamento da amêndoa do cacau (barcaças, cochos de fermentação, secadores e fornos), recomposição do estande com mudas de procedência garantida (plantio, replantio e clonagem), enriquecimento da Cabruca com essências florestais nativas e com espécies de valor econômico, a exemplo de flores tropicais, frutíferas e palmito, além da valorização, e do fortalecimento das associações e cooperativas, viabilizando os processos de certificação e adequação socioambiental das propriedades rurais atendidas.
O Cacau para Sempre vai atender comunidades rurais, remanescentes de quilombos, aldeias indígenas e assentamentos de reforma agrária, dos Territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas, através de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural (Funcep).

28/05/12
Oas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário