1 de novembro de 2012

Plano de Ação prevê Ano da Cultura do Mercosul na Bahia


O Plano de Ação do Foro de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), aprovado nesta quinta-feira (1º), em Porto Alegre (RS), prevê a realização do Ano da Cultura do Mercosul na Bahia. O plano incluiu as recomendações do Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, realizado em 2011, em Salvador, no resgate à cultura e novas iniciativas nas políticas públicas de integração regional, além de troca de experiências no Programa Água para Todos, cujo interesse foi manifestado pelos países do bloco, principalmente, a Argentina. Também serão identificados roteiros turísticos comuns e calendários de festividades e eventos empresariais envolvendo a Bahia.

As propostas de interesse da Bahia junto ao Mercosul foram apresentadas ao FCCR pelo secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt. Outra novidade do Plano de Ação é a recomendação de apoio à proposta de criação na Bahia da Universidade Mundial de Segurança Pública e Desenvolvimento Social, com chancela da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Schmidt, os próximos passos para levar adiante o Projeto da Universidade Mundial da ONU na Bahia estão sendo articulados em conjunto com o Itamaraty para que se obtenha apoio de outras organizações, da sociedade civil e de outros países, principalmente do Mercosul, na reunião dos Chefes de Estado, que se realizará em dezembro, no Itamaraty.

O Plano de Ação do FCCR será um dos temas discutidos no seminário “Mercosul e Novas Perspectivas”, que se realizará em Salvador (BA), no dia 29 de novembro de 2012, depois na reunião dos governadores e prefeitos do Mercosul, dia 23 de novembro em Mendoza (Argentina), para o qual o governador Jaques Wagner foi convidado, e na Cúpula do Mercosul, em dezembro de 2012, em Brasília (DF).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário