27 de novembro de 2013

Medicamento para renais crônicos será fabricado na Bahia

O governador Jaques Wagner participa, nesta quinta-feira (28), às 9h, no Polo Industrial de Camaçari (BA), da inauguração da planta de farmoquímica da ITF Chemical, empresa italiana do grupo Chemi e Italfarmaco SPA.
A empresa vai produzir o insumo básico do medicamento cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para fornecimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica, em diálise, de todo o Brasil.
A inauguração da planta farmoquímica da ITF permitirá que a Bahiafarma, em parceria com a indústria brasileira Cristália, fabrique o cloridrato de sevelamer ainda este ano. Este será o primeiro medicamento fabricado pela empresa estatal, reaberta no atual Governo após 12 anos fechada.
Com 75 empregados, a ITF Chemical Ltda. tem Certificação de Boas Práticas de Fabricação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Americana para Controle de Drogas e Alimentos (FDA).
O presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, o cônsul da Itália, Giovanni Pisanu, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet, e o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, também participam da inauguração.

Gas/af

27.11.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário