26 de novembro de 2013

Secretaria de Educação de Ibicaraí amplia projetos do Programa Mais Educação no município


A Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, entregou terça-feira (26), aos alunos dos Colégios Municipais Coracy Magalhães Ally e Yêda Barradas Carneiro (sede) e Grupo Escolar Raimundo Cordeiro de Almeida (distrito do Cajueiro Novo), diversos utensílios para a prática de atividades esportivas, ofertados pelo Programa Mais Educação.
Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, o Programa Mais Educação tem dado ao alunado local a oportunidade de praticar capoeira e Karatê nas escolas da rede pública.
Durante os eventos de entrega dos materiais, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Ângela Santana; a secretária de Educação, Fabiane Lyra; a coordenadora do Programa Mais Educação do município, Marise Oliveira; diretores e coordenadores dos programas educativos dos referidos estabelecimentos educacionais; pais e alunos da rede municipal de ensino. A secretária de Assistência Social, Ângela Santana, falou da importância do poder público em ajudar esse tipo de iniciativa, por oferecer, além do esporte em si, condições para que os adolescentes se mantenham ocupados, desviando assim a atenção para coisas ruins, que a ociosidade possa oferecer.
Antecedendo as entregas dos materiais, foram realizadas orações de louvor por todos os presentes, para em seguida, mestres e alunos de atividades corporais, como, capoeira e Karatê, fazerem apresentações e exibições de defesa pessoal.  
 Em seguida, a coordenadora do Programa Mais Educação, Marise Oliveira, usou da palavra: ”É muito importante que os pais continuem incentivando seus filhos a manter esse Programa, que só beneficia o aprendizado das crianças que estão em formação de vida, e é necessário que vocês pais, cuidem bem desses materiais que estão sendo entregues aos seus filhos, pois esses materiais pertencem a escola e não ao aluno”, disse Marise.
 Na Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, o professor de Karatê Jessé Gonçalves usou da palavra para declarar: “A aula de Karatê auxilia na concentração, na obediência às regras e na disciplina do aluno, pois a competência do professore de Karatê interfere muito nas relações pessoais e comportamentais dos alunos dentro da escola, em casa e na rua”, enfatizou Jessé.
A secretária de Educação, Fabiane Lyra, durante seu pronunciamento de encerramento disse que “Ninguém faz nada sozinho, quando todos caminham na mesma direção o resultado só pode ser satisfatório. É nessa idade que temos que começar a investir nas nossas crianças, para que possamos ajudar na formação do nosso homem do futuro”, concluiu Fabiane.










Texto e fotos: Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário