18 de dezembro de 2012

CBPM comemora 40 anos abrindo caminhos para a mineração baiana


Criada para pesquisar e descobrir áreas com potencial para exploração de minérios dentro do território baiano, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) comemorou nesta terça-feira (18) 40 anos de fundação. O ato aaconteceu durante cerimônia realizada no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

          O evento reuniu autoridades políticas, funcionários e ex-funcionários do órgão, entre eles o seu fundador da companhia, José de Freitas Mascarenhas, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e então secretário de Minas e Energias e o ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração e atual vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar. 

         “A Bahia sempre teve um potencial muito grande na área mineral e hoje podemos dizer que os maiores investimentos nacionais do setor estão situados aqui em nosso estado”, afirmou Otto Alencar, que destacou o papel importante da CBPM neste processo. “A CBPM tem contribuído muito com um quadro técnico competente que desbravou esse estado e mostrou onde estão as oportunidades”, disse.

        

Descobertas - Entre as recentes descobertas de minérios na Bahia destaca-se a  sexta maior mina de níquel a céu aberto do mundo, inaugurada em dezembro de 2009 na região Sul do estado. Outro destaque é a maior mina de vanádio do Brasil, a ser inaugurada em breve no município de Maracás.

           De acordo com o diretor presidente da CBPM, Alexandre Brust, existem convênios assinados que vão assegurar a Bahia um lugar de destaque na mineração nacional. “Temos a quinta maior produção de minério do Brasil, mas com as recentes descobertas e o início de operação das minas temos certeza de que ultrapassaremos os estados de Goiás e São Paulo, que estão a nossa frente, o que deve nos elevar ao posto de terceiro maior produtor nacional até 2016,”.

         Ao todo, os investimentos em mineração que já foram iniciados e os que estão previstos para acontecer no estado somam R$ 27 bilhões, segundo cálculos do secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Na oportunidade, ele parabenizou a CBPM pela contribuição ao crescimento da mineração baiana.

          “Cada vez que levanta informações e disponibiliza para as empresa, a CBPM cumpre seu papel. Buscamos aperfeiçoar e integrar esse trabalho ao mercado mundial de mineração e por isso temos o maior volume de investimento em um determinado setor hoje na Bahia,” disse o secretário.

 

Gds/rn-18.12.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário