30 de abril de 2014

Nordeste avança com debates sobre políticas públicas para mulheres



Representantes da Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão saem fortalecidas com os debates ocorridos, nestas terça e quarta-feira (29 e 30), durante o Encontro de Gestoras de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs) da Região Nordeste. No evento realizado no Othon Palace Hotel, em Salvador, foram debatidos temas como desafios na execução das políticas públicas para as mulheres, avanços e dificuldades na efetivação das iniciativas.
 
Para a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, sediar os debates foi uma oportunidade para troca de experiências e avançar nas políticas voltadas à área. ‘Eventos como este apontam desafios e orientam nossa caminhada na execução das políticas de gênero’. O evento também reuniu representações do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Ministério Público, secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), de Assuntos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA), Prefeitura de Salvador e União de Municípios da Bahia (UPB).
Segundo a secretária de Articulações Institucionais e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Vera Soares, é importante que as gestões observem a pluralidade das mulheres para as quais trabalham. “Somos defensoras das políticas universais, mas precisamos entender também que, se não levarmos em conta as diferenças entre mulheres negras, indígenas e homossexuais, vamos reproduzir discriminação”.
No evento, a gestora da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres de Campina Grande, na Paraíba, Marli Castelo Branco, relatou as experiências bem-sucedidas no município, a exemplo do projeto de assessoria jurídica desenvolvido junto a mulheres em situação de prisão na Penitenciária Feminina local. “São 70 internas com as quais executamos um trabalho de inclusão e garantia da dignidade”.
Participaram do evento quase 200 pessoas. Promovidos pela SPM-PR e viabilizados em parceria com OPMs locais, os encontros regionais agora seguem para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, conforme a programação do governo federal. 

Was – GF
30.04.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário