30 de abril de 2014

Céu encoberto e chuvoso predomina no litoral baiano neste final de semana prolongado



As condições do tempo, na Bahia, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características neste final de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalho (1º de maio). Na faixa centro-oeste do estado, que abrange as regiões oeste, São Francisco e parte do norte, continua predominando o ar seco, que mantém o céu ensolarado e com pouca chance de chuva. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de eventos isolados de chuva fraca, principalmente no norte baiano.

No Recôncavo, nordeste, sul, sudoeste e Chapada Diamantina (faixa centro-leste do estado), são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que mantêm o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. A chuva com volume mais expressivo é esperada nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo de Salvador e região metropolitana.
De acordo com a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esse tempo chuvoso é normal durante os meses de maio, junho e julho, principalmente no Recôncavo e nordeste, onde são esperados os maiores volumes de chuva.
A temperatura neste final de semana prolongado deverá ter significativa redução, com mínima chegando aos 14°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) e  máxima, que não deverá ultrapassar 33°C (regiões oeste e São Francisco). A diminuição da temperatura em maio já é esperada, uma vez que, na segunda metade do outono, as características se assemelham as do inverno - baixa temperatura e chuva de fraca intensidade.

Maré

Desta quinta-feira a domingo (1º a 4), a maré deverá atingir altura máxima entre 4 e 7h e das 16 às 19h, variando de 1,6 a 2,3 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer entre 10 e 13h e das 22 à 1h, oscilando de 0,2 a 0,7 metros. As ondas previstas para o período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar até os 2,5 metros.

Radiação ultravioleta

O outono é o período de transição entre o verão (temperatura elevada e chuva mais intensa de curta duração) e o inverno (temperatura mais amena e chuva de fraca intensidade com maior durabilidade). Nas duas estações, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) são elevados como pode ser observado na previsão para o período desta quinta a domingo, quando deverão variar de 9 a 11.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão nas categorias ‘muito alta’ e ‘extrema’, o que requer mais atenção quanto à exposição prolongada ao sol, principalmente das 10 às 16h, pois é nesse horário os danos à saúde são maiores. Para minimizar os problemas, é recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Mas – GF
30.04.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário