31 de julho de 2013

Uesc e IBGE fazem parceria e instalam estação da RBMC

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possibilitou a implantação, no Campus Professor Soane Nazaré, em Ilhéus, da estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC).
Trata-se da utilização da tecnologia Global Positioning System (GPS), que proporcionou uma revolução nas atividades de posicionamento e navegação, contribuindo para que os trabalhos geodésicos e topográficos fossem realizados de forma mais rápida, precisa e econômica.
Para a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, essas vantagens vêm melhorando à medida que os equipamentos, os métodos de observação e as técnicas de processamento evoluem, facilitando o dia a dia de profissionais, a exemplo dos topógrafos, geógrafos e engenheiros civis. “A parceria que viabilizou a instalação na Uesc vai beneficiar, sobretudo, os estudantes e os professores de engenharia da universidade”.
A primeira rede implantada na América do Sul e considerada a mais precisa do país, controlada pela Gerência de Redes de Referência Planialtimétrica da Diretoria de Geociências do IBGE, foi iniciada no final de 1996 com a estação de Curitiba (PR).


eas/om        31.7.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário