29 de julho de 2013

Processos de licenciamento ambiental já podem ser consultados pela sociedade

A partir desta segunda-feira (29), a população já pode consultar todos os processos de licenciamentos concedidos pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), acessando o portal do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), no endereço www.seia.ba.gov.br. A medida é mais uma das ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), com o comprometimento de avançar nas questões ambientais, com a nova Política Ambiental da Bahia.
Para o secretário Eugênio Spengler, a disponibilização da consulta pelo público tem o propósito de estabelecer um maior grau de transparência no que se refere aos processos de regulação que tramitam no órgão ambiental. Ele disse também que a democratização dos dados atende a uma exigência das leis estadual e federal, respectivamente 12.618/2012 e 12.527/11, que dispõem sobre o acesso à informação a sociedade.
 Atualmente, segundo o secretário, estão disponíveis no portal todos os processos concluídos e os arquivados. Porém, nos próximos dias, o cidadão poderá acompanhar também aqueles que estão em análise pelo órgão ambiental. Além disso, a proposta é ampliar a consulta a outros tipos de processos, a exemplo dos processos de fiscalização ambiental.
De acordo com a diretora geral do Inema, Márcia Telles, a Bahia sai na frente com esta ação pioneira. “A iniciativa permite ao cidadão consultar os processos sem precisar se deslocar ao órgão ambiental, utilizando o sistema com comodidade de maneira ágil com maior transparência”.
 Segundo o diretor de Programas e Projetos da Sema, Cláudio Mello, a consulta representa a democratização das informações, ao permitir que o cidadão acompanhe os processos de regulação ambiental e por oferecer o  acesso aos documentos que compõem o processo, evoluindo ainda para a visualização de certificados, notificações, portarias e parecer técnicos.

Seia - Em funcionamento desde julho de 2012, o Seia é um dos importantes instrumentos de integração das políticas e da reforma do licenciamento ambiental, que vem se consolidando, na prática, em processo único quando ocorre a análise ambiental, outorga, anuência de unidade de conservação, supressão de vegetação e outros atos associados.

A proposta é trazer mais comodidade para o cidadão, modernidade e segurança na formação e acompanhamento dos processos ambientais, que poderão ser solicitados via internet, a partir da prestação das informações necessárias e documentações exigidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário