29 de julho de 2013

Quintais Agroflorestais completa um ano com mais de 1.800 agricultores atendidos

Diversificar a produção, proteger o solo dos efeitos erosivos, preservar o meio ambiente e auxiliar na segurança alimentar do agricultor e do rebanho em função da não utilização de agrotóxicos são algumas das metas do Programa Quintais Agroflorestais, desenvolvido e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
O programa, que completa um ano neste mês, desenvolve atividades que estimulam trabalho e renda para os agricultores familiares do estado. Nesta primeira etapa, quase duas mil famílias foram beneficiadas com 32 mil mudas, entre espécies frutíferas e essências florestais - ipê, angico, gliricídea, leucena, cajá, jenipapo, pitanga, graviola, caju e umbu.
As mudas distribuídas possuem certificação física e sanitária, produzidas com total controle de doenças e pragas, adquiridas em institutos renomados que possuem ambientes protegidos para produção de mudas. Biofábrica do Cacau, localizada no sul do estado, Estação Experimental Rio Seco, em Amélia Rodrigues, e o Centrenor, em Ribeira do Pombal, no semiárido - os dois últimos, da EBDA -, são algumas das instituições fornecedoras.

Capacitação - Para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), específica em Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, a empresa capacitou 297 técnicos das principais regiões onde se concentram as ações do programa.
Kits de ferramentas compostos por estacas, mourões, arame farpado, grampo, bombona de 20 e 200 litros e carrinhos de mão foram materiais distribuídos para os agricultores que aderiram ao programa. Até este primeiro semestre já foram distribuídos 1.275 kits.



Nenhum comentário:

Postar um comentário