1 de abril de 2016

Arte urbana em muro de colégio incentiva estudantes à leitura



Os estudantes do Colégio Estadual Júlio Cesar Salgado, localizado no município de Senhor do Bonfim, a 385 quilômetros de Salvador, se surpreenderam no início do ano letivo com imagens de artistas, como Cecília Meireles e Caetano Veloso, grafitadas e pintadas na parte externa do muro da escola. Além de dar um visual novo para a unidade de ensino, a intervenção artística, conhecida como Arte Urbana, também estimula os alunos para o gosto pela leitura.

Emilly Alves, de 14 anos, cursa o 9º ano e aprovou a iniciativa. “Fico inspirada toda vez que olho para as imagens, e o mais legal é que estamos tendo a oportunidade de conhecer as suas histórias e de ler suas obras, através de atividades de leitura realizadas na escola”, destaca.

Seu colega José Fontes, 13, conta que ficou entusiasmado com a novidade encontrada na fachada da escola. “As imagens de artistas como Cazuza e Vinicius de Morais deram mais vida ao colégio e tornaram o ambiente escolar ainda mais aconchegante”, afirma.

A coordenadora pedagógica da unidade, Ana Cláudia Barbosa, ressalta que a ação está refletindo no aprendizado dos alunos. “Percebemos que eles estão mais interessados pela leitura, o que contribui também para o desenvolvimento da escrita”, conclui.

Segundo a vice-diretora e professora de Língua Portuguesa, Maria Amenair de Souza, a ação foi motivada a partir de um projeto de leitura desenvolvido durante a Jornada Pedagógica. “Resolvemos grafitar o muro com personalidades como escritores e artistas para incentivar o hábito da leitura. Para isso, contamos com a colaboração do artista local Moabe Vieira, que atuou de forma voluntária”, explica.



Fonte: Ascom/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário