9 de outubro de 2014

Bahia Criativa promove oficina para artistas que pretendem ingressar no mercado internacional




A oficina gratuita, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no próximo dia 15, no Forte do Barbalho, em Salvador, será ministrada por profissionais experientes no setor. São oferecidas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas previamente.
 O Escritório Bahia Criativa promove no próximo dia 15, das 8h30 às 17h30, no Forte Barbalho, em Salvador, a oficina ‘Música da Bahia para o Mundo - caminhos para atuação no mercado internacional - case Bahia Music Export’, voltada para artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da música e pretendem conquistar o mercado internacional.

 Trinta vagas são oferecidas para o encontro, idealizado pela assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a fim de favorecer a compreensão sobre o mercado local e internacional da música, promover a reflexão sobre condições de seguir carreira internacional e apresentar estratégias para a  inserção estratégica no mercado internacional.
A participação na oficina é gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou telefone (71) 3319-0033. O conteúdo da oficina contempla posicionamento da música brasileira no mercado internacional atual, autoavaliação artística e primeiros passos para desenvolvimento de negócio/carreira internacional, identificação de estratégias de promoção e posicionamento do artista/produto musical no mercado internacional, realização de negócios no mercado internacional e estudo de caso do Bahia Music Export - promovido pela Secult.
“A oficina vai proporcionar a capacitação de participantes desta cadeia produtiva, de forma a orientar ações, ampliar  e compartilhar os resultados nesta área", explica a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró, enfatizando que a oficina marca o lançamento dos volumes seis e sete do BMEX – Coletânea 2014.
 A oficina será ministrada por dois especialistas, com extensa experiência na área - Eric Samuel Taller, diretor-geral da Ginga P Culture Business, empresa especializada em projetos ligados à música e a cultura. Ele foi produtor e co-apresentador de programa de rádio de música brasileira ‘Agora Brasil’,  na rádio KPFA-FM, em Berkeley, Califórnia, além de ter assumido, em Nova Iorque, o cargo de diretor Comercial na Revista ‘Post Magazine’, mais importante publicação de tecnologia do entretenimento. 

 A outra palestrante é Geysa Castro, diretora operacional da Ginga P, que fez parte do corpo docente do Center for Modern Dance Education, onde lecionou e participou da organização e produção de espetáculos de projetos educacionais, patrocinados pelo New Jersey Council of Arts e NY Board of Education.
  
Bahia Music Export - É uma iniciativa de apoio à promoção internacional da música da Bahia, promovida pela Secult em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb), que tem como objetivo criar condições para que a música independente do estado, nas suas mais diversas formas de expressão, possa se inserir no mercado internacional como um produto de alta qualidade.
Para isso, o BMEX realiza ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e de promoção da mobilidade de artistas e profissionais do setor musical, como a participação em festivais e turnês internacionais.
 O Bahia Music Export divulga em feiras e eventos internacionais o trabalho de artistas e bandas em destaque no cenário da Bahia e do Brasil, representantes dos mais diferentes estilos e gêneros musicais. Anualmente, lança coletâneas que são distribuídas aos profissionais do setor, com faixas musicais selecionadas por jornalistas, críticos ou curadores internacionais. Estes álbuns buscam divulgar a diversidade, riqueza e dinamismo da produção e da criação musical da Bahia.
 Os volumes seis e sete do BMEX – Coletânea 2014, são compostos por 29 canções de artistas baianos ou produzidas na Bahia e serão divulgados entre os dias 22 e 26 deste mês, na Womex - World Music Export -, uma feira mundial de música, que este ano será realizada na Espanha.

08/10/14
Cas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário