11 de junho de 2014

Bahia oferece diversas atrações culturais durante a Copa do Mundo



Nem só de futebol vive a capital baiana durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Quem deseja intercalar os jogos com programas culturais têm opções diversificadas, do forró à música clássica, passando pela arte sem fronteiras da Bienal da Bahia, que reúne artistas de várias países.
Uma das atrações do evento, a mostra ‘A Reencenação’, por meio de objetos e documentos, revive a memória das primeira e segunda edições da Bienal, em 1966 e 1968 – a última foi fechada pelo regime militar ditatorial. Tendo curadoria de Fernando Oliva, a exposição consiste da ocupação do Mosteiro de São Bento com o objetivo de recriar projetos executados no passado que não tiveram o potencial plenamente realizado.

 O Centro Histórico de Salvador tem opções culturais durante o dia e à noite, quando os ritmos juninos dão o tom nos largos do Pelourinho. Bule Bule, Flor do Cangaço e Celo Costa são algumas das atrações da programação organizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). A lista completa de shows, que inclui o tradicional Tríduo de Santo Antônio, está disponível no site Pelourinho Cultural (www.pelourinho.ba.gov.br).

Exposições em museus

 Durante o dia, os museus do Centro Histórico administrados pela Secult - Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica - estarão abertos das 9 às 15h.  Turistas de outros estados e países podem apreciar obras, no Solar Ferrão, onde é exposta a coleção de arte africana do italiano Claudio Masella, a coleção de arte popular da italiana Lina Bo Bardi, além das plásticas sonoras do suíço Walter Smetak.
No Museu Udo Knoff, o que chama a atenção é o rico trabalho do ceramista alemão que dá nome ao espaço. Já o Tempostal oferece a oportunidade de um passeio pela história da Bahia e do Brasil, além de paisagens de outros países, por meio dos cartões postais. A lista completa dos espaços administrados pela Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) está disponível no endereço http://dimusbahia.wordpress.com.

‘Domingo no TCA’


No próximo domingo (15) a Orquestra Juvenil da Bahia e a Orquestra Castro Alves, que integram o programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realizam concerto especial na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11h, como parte do projeto ‘Domingo no TCA’.
Sob regência do maestro Ricardo Castro, as duas orquestras vão executar juntas composições de Luiz Gonzaga (1912-1989), além de outras já conhecidas do seu público habitual. Com ingressos a R$ 1,00, o projeto, que é uma iniciativa da Secult, por meio do TCA, oferece desde 2007 atrações nas mais variadas linguagens artísticas, tornando-se boa opção de lazer para o público da capital nas manhãs de domingo. Também no dia 15 acontece ensaio do Bloco Afro Olodum, no Largo Tereza Batista, das 15 às 19h, tendo ingresso no valor de R$ 30.

Música, literatura e teatro

Para quem se interessa por ampliar o conhecimento sobre a produção artística baiana, que se destaca pela diversidade, autenticidade e qualidade, existem três projetos de difusão das artes do estado no Brasil e no exterior, realizados pela Secult, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
 O Bahia Music Export (Bmex) busca inserir no mercado internacional a produção musical contemporânea do estado, nos diferentes gêneros, desde tradições populares, heranças africanas e identidades sertanejas, a sistemas de som, música eletrônica, referências universais, entre outros aspectos. O projeto já produziu cinco coletâneas, lançadas e distribuídas em grandes eventos internacionais de música. Para ouvi-las, basta acessar a página www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport.
 Com primeira edição lançada em 2013, na Feira do Livro de Frankfurt, a publicação ‘Autores Baianos: um Panorama’ reúne trechos de obras e minibiografias de 18 autores, que representam a produção literária da Bahia. Além do português, os textos são traduzidos para inglês, alemão e espanhol.
Já o ‘Kit Difusão do Teatro da Bahia’, com duas edições (2011-2012 e 2013-2014), apresenta uma lista de espetáculos teatrais, contendo informações em português, inglês e espanhol, vídeos e fotografias arquivadas num pendrive anexo. Além das versões imprensas, as duas publicações estão disponíveis em arquivos no site  www.fundacaocultural.ba.gov.br/publicacoes.

Agenda Cultural Bahia

Para recepcionar turistas e jornalistas estrangeiros, que estarão na Bahia durante o Mundial de Futebol, a Agenda Cultural de junho está disponível também numa versão em inglês. O endereço para consulta e download é www.agendacultural.ba.gov.br. A agenda é publicada mensalmente pela Funceb, e a edição em inglês resultou de parceria da Secult e Secretaria de Comunicação Social (Secom). A publicação reúne informações sobre artes visuais, cinema e vídeo, dança, literatura, música, teatro, infantil, cursos, eventos, editais, culturas populares e identitárias.

Cas – GF

Nenhum comentário:

Postar um comentário