12 de junho de 2014

Assinado termo de instalação da Fiocruz no Parque Tecnológico da Bahia



Criar o Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras de Informática para a atenção básica à saúde. Com esse propósito, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e o Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (Fiocruz-Bahia) assinaram um termo de cessão de uso de sala no Parque Tecnológico da Bahia.
 No espaço instalado no Tecnocentro Bautista Vidal serão desenvolvidos tecnologias móveis e métodos práticos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o tratamento inteligente dos dados da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Também serão aplicadas tecnologias de telemedicina capazes de dar suporte a médicos atuantes em localidades com pouca estrutura de saúde e a elaboração de aplicativos educativos em saúde para a população utilizando mídias como jogos e vídeos.
 “É um ganho imensurável instalar no Parque Tecnológico da Bahia uma das instituições de ciência, tecnologia e inovação mais respeitadas do país no que se refere a pesquisas nas áreas de patologias das doenças parasitárias e infecciosas”, afirmou a secretária Andrea Mendonça, após a realização do ato, na terça-feira (10), na sede da Secti, em Salvador.
Ela disse ainda que instituição vai trazer novas perspectivas para o desenvolvimento das áreas de biomedicina e biotecnologia, com o suporte da tecnologia da informação em forma de novos equipamentos tecnológicos”.
Ao explica como será a atuação da instituição, o diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral-Netto, disse que a proposta “é trazer alguns projetos a serem desenvolvidos no Parque, onde esta interação com tecnologia é mais evidente”. Esses projetos, segundo ele, “envolvem muita tecnologia da informação e são focados nos agentes comunitários de saúde, no tratamento de dados em saúde e desenvolvimento das plataformas tecnológicas que poderão atender outros possíveis beneficiários”.

11/06/14
Ias/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário