17 de dezembro de 2013

Máquinas distribuídas pelo MDA vão recuperar estradas vicinais na Bahia

A conclusão da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foi marcada pela entrega, nesta segunda-feira (16), de mais 42 caminhões-pipa e 40 caçambas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) a 76 municípios, predominantemente do semiárido baiano, para minimizar os efeitos da longa estiagem que atinge o estado. Até o momento foram entregues 293 motoniveladoras, 397 retroescavadeiras, 66 pás carregadeiras, 168 caçambas e 153 caminhões-pipa, que vem sendo entregues desde 2011.
“A prioridade é destinar esses equipamentos à recuperação e manutenção de estradas vicinais, fundamentais para escoamento da produção, e limpeza de aguadas e pequenos barramentos. Solicitei como prioridade ao MDA, a entrega de equipamentos também para os municípios que entraram em situação de emergência em função do excesso de chuvas, como é o caso de Maraú, Valença, Jiquiriçá, entre outros municípios”, destacou o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles.
Na Bahia já foram entregues aproximadamente 70% dos equipamentos, 1.077 unidades, com investimento da ordem de 281 milhões de reais. Até março de 2014, serão doados mais 700 equipamentos, totalizando investimentos de 400 milhões de reais. As prefeituras receberão mais 140 pipas, 227 pás carregadeiras, 229 caçambas e 104 motoniveladoras.

O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais. 

Ras – CB



Nenhum comentário:

Postar um comentário