17 de dezembro de 2013

Governo inaugura Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa

O Governo da Bahia inaugura, nesta terça-feira (17), às 14h, em Salvador, o Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, localizado no edifício Brasilgas, entre as Avenidas Carlos Gomes e 7 de Setembro, mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon. Este é o segundo centro especializado do Brasil.
A inauguração terá a presença do governador Jaques Wagner; do secretário estadual de promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio; e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade racial da Presidência da República (Seppir-PR), Luiza Bairros, dentre outras autoridades.
Iniciativa da Sepromi, em parceria com 20 entidades do poder público e da sociedade civil, o Centro conta com profissionais especializados em psicologia, pedagogia, assistência social e jurídica para cuidar dos casos de vítimas de racismo e de intolerância religiosa. O equipamento público também vai executar as ações desenvolvidas pela Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, lançada em março deste ano.
A princípio, o centro irá conceder acompanhamento psicológico e jurídico de vítimas, além de acompanhar também o cumprimento de medidas judiciais dos condenados pelos crimes de injúria e racismo.
A unidade contará ainda com o Centro de Informações – uma biblioteca onde estarão disponíveis livros, periódicos, materiais multimídia e didáticos que tratem de assuntos ligados às questões raciais, educacionais, religiosas e de gênero, mapeamento dos terreiros de candomblé do estado, os assentos quilombolas e um catálogo com endereços dos locais onde há material para pesquisas sobre o assunto.


Bas/af

Nenhum comentário:

Postar um comentário