17 de dezembro de 2013

Audiências públicas do Porto Sul são referências, segundo Ibama

Itabuna, principal polo comercial e de prestação de serviços do Sul da Bahia, será uma das maiores beneficiadas com a implantação do Porto Sul, projeto de R$5,6 bilhões do Governo da Bahia. A cidade foi palco, sexta-feira (13), de uma audiência pública do Ibama, que apresentou à população o estudo de impacto ambiental (EIA), relatórios complementares, caderno de resposta aos questionamentos e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Na quinta-feira (12), a audiência foi em Ilhéus. Nas duas cidades, cerca de 2 mil pessoas participaram das discussões e receberam informações das adequações ao projeto.
Na audiência em Itabuna, o assessor da Casa Civil do Governo da Bahia, Eracy Lafuente, explicou o objetivo do encontro: “nossa intenção não é cooptar, acelerar ou intensificar o processo mas coletar críticas e colaborações como fizemos nas outras audiências que resultaram na mitigação do impacto ambiental do projeto e na colaboração de todos para que esse empreendimento tenha êxito”.
O Porto Sul favorecerá a instalação de novos empreendimentos na Bahia e criará milhares de empregos. “O alcance social dos investimentos mudará o perfil da região e trará desenvolvimento para toda a região”, afirmou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite.
O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, destacou que ao todo foram realizadas dez audiências com um total de 12 mil participantes.
“Este é, sem dúvida, o projeto mais debatido e enriquecido de contribuições da sociedade organizada na Bahia”. Para ele, esse modelo trouxe colaborações que servirão de referencial para outros projetos no futuro. “As discussões em torno do Porto Sul foram um exercício importante que gerou confiança de que as audiências são um espaço sério, que aproveita e incorpora o debate. Isso prova que o projeto ficou muito melhor economicamente, ambientalmente e socialmente”, ressaltou Costa.
Em estágio avançado de licenciamento, o Porto Sul será o maior empreendimento portuário privado da região Nordeste, que servirá para escoar minério de ferro e produtos agrícolas do interior da Bahia para o exterior por meio da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL). O projeto acaba de receber autorização de construção da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e aguarda, agora, a licença de instalação (LI).


Vdt/af

Nenhum comentário:

Postar um comentário