18 de dezembro de 2013

Capes pontua programa de pós-graduação da Uesc entre os sete melhores do país

Com a Nota 5, o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se destacou na avaliação trienal de 2013 divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O curso recebeu o conceito máximo (muito bom) em quatro dos cinco quesitos avaliados. O resultado situa o curso entre os sete melhores programas de pós-graduação do país e o de maior nota no Nordeste, na sua área. A escala de notas da Capes varia de 1 a 7 - as 6 e 7 são reservadas a programas de qualidade internacional.
A elevação da nota em relação à última avaliação trienal, feita em 2010, foi comemorada pelos corpos docente e discente, além dos funcionários administrativos da Uesc. O coordenador do programa de pós-graduação, Marcio Gilberto Costa, reuniu professores e alunos do PPG-GBM para apresentar a ficha de avaliação da Capes.
Além de colocar o curso de Genética e Biologia Molecular na elite da pós-graduação no país, a Nota 5 permitirá ao programa obter mais bolsas de mestrado, doutorado e de pós-doutorado e recursos para pesquisa junto às agências de fomento públicas e privadas. A pontuação também abre caminho para a participação em editais específicos para programas consolidados de níveis 5, 6 e 7.

Titulação de 144 mestres e 31 doutores

Dez anos após a criação, o programa da Uesc chega ao Nível 5 contabilizando a titulação de 144 mestres e 31 doutores. Atualmente o PPG-GBM envolve 22 orientadores e 85 alunos, entre mestrandos e doutorandos. Eles produziram, no último triênio, quase duas centenas de artigos científicos em periódicos de relevância na área, além do depósito de quatro patentes.
Para o professor Marcio Costa, o desafio agora será consolidar a Nota 5 e buscar alcançar a Nota 6 nas próximas avaliações. Com esse propósito, o programa já estabeleceu como metas para o atual triênio atingir o conceito ‘muito bom’ em todos os quesitos avaliados e apresentar indicadores de produção intelectual superiores aos exigidos para o Nível 5 e demonstrar inserção internacional. De acordo com ele, esses são os três principais critérios de qualificação adotados pela Capes para a obtenção dos conceitos 6 e 7.
Neste triênio, foram avaliados 5.082 cursos de mestrado e doutorado de todo o país, considerando todas as informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela instituição desde 1976.


Eas – GF

Nenhum comentário:

Postar um comentário