4 de dezembro de 2012

Quadrilha escondia carros roubados em estacionamento de hospital de Conquista


Ao apreenderem dois veículos escondidos no estacionamento do Hospital Infantil Esaú Matos, em Vitória da Conquista, investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) desarticularam uma quadrilha especializada em roubo de carros, inclusive caminhões, no município e outras cidades do sudoeste baiano, como Poções, Boa Nova, Caraíbas e Encruzilhada.

As vítimas eram mantidas no porta-malas dos veículos e em imóveis na zona rural por até sete horas, tempo necessário para que seus veículos fossem entregues aos receptadores de outras regiões da Bahia e do norte de Minas Gerais.

O delegado Cleber Rocha, titular da DRFR/Conquista, informou nesta terça-feira (4) que a quadrilha era comandada de dentro do Presídio de Jequié por Cristiane Klem de Oliveira e Paulo Galdino da Silva, o ‘Popó’, que cumprem pena por tráfico de drogas e roubo de caminhão. Os dois agenciavam com outros internos do presídio a venda dos veículos subtraídos pelo bando.

 

Confronto com policiais - As investigações conduzidas pela equipe do delegado Cleber Rocha, com o apoio do Grupo de Apoio Tático (GAT), coordenado pelo delegado Elvander Rodrigues, possibilitaram a localização do Toyota Corolla, de placa JSB-0364, no estacionamento do Hospital Esaú Matos, no bairro Patagônia. O veículo foi subtraído no dia 11 de outubro e usado pelos criminosos para roubarem vários outros carros e caminhões.

              Exibindo marcas de tiros, o Corolla ostentava a placa falsa JSB-8005, já à disposição da empresa seguradora contratada pelo proprietário. Em uma ação no dia 25 de novembro, os ladrões entraram em confronto com policiais militares na cidade de Planalto, após o roubo de um caminhão, no município de Encruzilhada.

As equipes da DRFR e do GAT identificaram ainda, no estacionamento hospitalar, um veículo GM Corsa, de placa NTK-2137, roubado em 21 de novembro, também em Vitória da Conquista. Os policiais passaram a monitorar o local e perceberam, na tarde do dia 26 de novembro, dois homens observando detalhadamente os dois veículos roubados ali mantidos.

Na ação, os policiais identificaram os suspeitos como Heygo de Oliveira Klem, o ‘Galego’, irmão da presidiária Cristiane, com passagens pela polícia por trafico de drogas, e Jackson Ferreira de Oliveira, o  ‘Ciganinho’, também envolvido com o tráfico e roubo. Ambos portavam armas na cintura, e por estarem numa área hospitalar, os investigadores optaram por não abordá-los, evitando assim um possível confronto.

 

Alta velocidade - Heygo voltou ao estacionamento do hospital por volta de 13 horas do dia 27 de novembro, de onde saiu dirigindo o Corsa, sendo seguido por uma guarnição policial. Ele fugiu em alta velocidade pela BR-116, envolvendo-se em acidente nas imediações da Estação Rodoviária, onde abandonou o carro e saiu atirando contra os policiais, entrando em seguida em um matagal.

               Após três horas de cerco, equipes da DRFR, do GAT, das polícias Militar Rodoviária Federal (PRF) localizaram o assaltante. Houve confronto e, alvejado, Heygo morreu ao ser atendido no Hospital de Base. A Operação prosseguiu na pmesma tarde, quando as equipes apreenderam um revólver calibre 38 na casa de Jackson Ferreira da Silva, que conseguiu fugir e vem sendo procurado.

              Em outro imóvel, também localizado no bairro Patagônia, os policiais prenderam em flagrante Cristiano da Silva, que escondia munições de calibres 38 e 32. O delegado Cleber Rocha representou pela prisão preventiva de todos os integrantes do bando, e busca esclarecer se funcionários do hospital facilitaram o acesso dos veículos roubados ao estacionamento.

 

Nas/rn-04.12.12

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário