4 de dezembro de 2012

Bahia participa da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul


A Bahia participa da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM), que acontece até esta quarta-feira (5), em Brasília (DF). O encontro conta com representações dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de países associados, como Chile e Peru.

Os trabalhos foram abertos pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A secretária estadual Lúcia Barbosa (SPM/BA) também participou da abertura do evento, além de dirigentes de outros organismos estaduais que tratam do tema e movimentos feministas.

As discussões, que acontecem através de mesas técnicas, abordam principalmente a temática da violência de gênero. O entendimento entre os países caminha, inclusive, para a construção de uma rede de atenção às mulheres em situação de tráfico internacional.

Caso as tratativas avancem, os países firmarão um Acordo de Articulação, que prevê ações comuns na prevenção ao problema e assistência às vítimas, com olhar especial para as zonas de fronteira.

A ministra Menicucci considerou que os países integrantes do Mercosul avançaram no processo de garantia de direitos, “sobretudo pela institucionalização das políticas para as mulheres”.

A criação de legislações voltadas à equidade de gênero foi um dos pontos destacados. “A experiência de cooperação entre nossos países começou a dar resultados concretos”, disse a ministra. Ela destacou a primeira reunião do RMAAM, ocorrida em dezembro de 2011. Até agora, já são 27 encontros realizados entre os membros do bloco.

 

was/om         4.11.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário