19 de março de 2012

Colégios da rede pública já podem se inscrever para o Prêmio Gestão Escolar‏

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Roberto Marinho.
Coordenado, em âmbito estadual, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o prêmio é realizado, desde 1998, com o objetivo de estimular a melhoria dos processos de gestão na busca de garantir educação de qualidade. Os interessados podem se inscrever no site www.consed.org.br/pge, até o dia 1º de junho.
A coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Telma Holtmann, informou que podem participar do PGE todas as escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) das redes públicas estaduais e municipais.
A exceção fica para a unidade e/ou gestor que tenha sido contemplado nas últimas duas edições, conforme o regulamento, postado no site do Consed. A escola deverá fazer seu cadastro, exclusivamente, pela internet, e seguir as orientações para consolidar a inscrição.
Realidade escolar - “O prêmio está renovado e, para facilitar a participação, o diretor preenche, via sistema, todas as informações que compõem o dossiê, salvando-as gradativamente”, afirma Telma. Ela informa que é possível colocar, também, fotos, depoimentos e cópia de atas, anexando-as na aba correspondente. “Após finalizar o preenchimento, é preciso imprimir o dossiê e enviar para a sua Diretoria Regional de Educação (Direc)”, acrescenta.
A premiação foi idealizada para diagnosticar a realidade escolar, visando promover uma melhoria contínua do trabalho nas escolas a partir da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar. Dentro desse contexto, os organizadores do prêmio consideram que uma boa gestão constribui para o sucesso de aprendizagem dos estudantes e dizem que “esta é uma das metas dos gestores e da comunidade escolar”.
As etapas regional e estadual irão acontecer entre 15 de junho e 10 de agosto deste ano. Cada comitê regional seleciona uma escola, dentre as inscritas. Posteriormente, uma escola é selecionada como Destaque Estadual para a etapa seguinte. Na etapa nacional, que vai de 13 a 31 de agosto, o comitê nacional selecionará seis escolas finalistas que serão as Destaques Nacionais.
De 11 de outubro a 4 de novembro, os diretores das escolas ‘destaque’ de cada estado farão uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, visando à troca de experiências sobre gestão escolar. O anúncio da escola Referência Brasil e a cerimônia nacional de premiação se dará no dia 5 de novembro.
Serão concedidos, no âmbito nacional, os diplomas escola ‘Destaque Estadual’ e mais R$ 6 mil para cada escola indicada, e escola ‘Destaque Nacional’ para as escolas finalistas e mais R$ 10 mil para cada unidade selecionada. A escola classificada como Referência Nacional receberá R$ 30 mil.
Eas/rn – 19.03.12

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