19 de março de 2012

Bahia e Venezuela debatem fortalecimento da produção rural sustentável


O fortalecimento da produção rural sustentável no sul da Bahia, a partir de parceria com o governo da Venezuela, foi debatido em encontro no município de Arataca, a 500 quilômetros de Salvador, no domingo (18).

Representantes do Governo do Estado, prefeituras municipais da região e movimentos sociais debateram com o embaixador venezuelano, Maximilien Arvelaiz, estratégias para revitalização das pequenas produções, principalmente a cultura do cacau, atividade de grande potencial regional.    

 A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, ressaltou para o embaixador Maximilien a necessidade de concretizar parcerias institucionais com foco na valorização do público feminino no campo.



Ações das mulheres - “Queremos reforçar os laços para o desenvolvimento da agricultura familiar na região, setor de atuação expressiva das mulheres”. O evento foi realizado no Assentamento Terra à Vista, onde as mulheres possuem grupo de trabalho sobre questões de gênero e desenvolvem atividades como artesanato, oficinas de capacitação, hortas, cultivo do cacau e outros produtos.

          “Queremos aprender com as experiências da região. É importante para a Venezuela uma parceria deste tipo”, destacou o embaixador venezuelano, que iniciou sua agenda na Bahia na última sexta-feira, visitando também os municípios de Ilhéus e Uruçuca. Maximilien conheceu projetos industriais, agropecuários, instituições de pesquisa e extensão rural.

 De acordo com Murilo Brito, representante da prefeitura de Ilhéus, articuladora da visita do embaixador, a ideia é fomentar ações sustentáveis que sejam executadas em paralelo aos grandes investimentos do governo federal e iniciativa privada, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul.

Segundo Brito, uma carta de intenções foi entregue ao representante da Venezuela, onde constam propostas para políticas nas áreas do cacau e culturas associadas, além de fomento ao turismo e lazer.


Blog Afolhadacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário