2 de dezembro de 2011

Programa Vida Melhor é lançado no Território de Identidade Litoral Sul

O Vida Melhor, programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Estado, que está sendo apresentado nos 26 Territórios de Identidade da Bahia, foi lançado no município de Ilhéus, no Território de Identidade Litoral Sul, nesta sexta-feira (2). Na ocasião, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça Filho, informou sobre os investimentos previstos para a região.

“Na linha do Plano Brasil Sem Miséria, o Vida Melhor terá a região cacaueira como segunda área prioritária para investimentos na Bahia. e o cacau como foco de ações contemporanizadas. Já temos uma ação chamada ‘Cacau para Sempre’, com estratégias em desenvolvimento e sendo fundamentadas na assistência técnica, na recuperação do plantio e no manejo das áreas já plantadas”, afirmou Vivaldo Mendonça.

O coordenador executivo da Casa Civil, Fábio Freitas, explicou a estrutura e as metas do Vida Melhor, que prevê a saída de 120 mil famílias urbanas e 280 mil rurais da situação de pobreza, com os próprios esforços de trabalho. Segundo ele, para as famílias que vivem no campo, o foco das ações será voltado para o aumento da produção dos pequenos agricultores, agregando valor às cadeias produtivas e oferecendo suporte à comercialização de seus produtos.

O programa trabalhará com três frentes no campo - assistência técnica, fomento das atividades da agricultura familiar e promoção dos empreendimentos populares rurais. Por meio dessa estratégia, pretende-se fortalecer as sete principais cadeias produtivas da agricultura familiar na Bahia como mandioca, mel, aquicultura e pesca, fruticultura, bovinocultura do leite, ovinocaprinocultura e oleaginosas.

Freitas destacou também que as famílias da cidade serão beneficiadas com o estímulo aos empreendimentos da economia dos setores populares, na qualificação e capacitação de mão de obra e identificação de oportunidades de renda e de trabalho.
Algumas iniciativas são a assistência técnica, por meio de equipes locais, voltadas a prover tecnologias de gestão; transferência de equipamentos e insumos
produtivos; microcrédito assistido; apoio à comercialização; qualificação técnica para o melhor desenvolvimento da atividade econômica; intermediação do trabalhador autônomo; e articulação com as demais políticas de proteção e promoção social.

Inclusão social - O programa Vida Melhor é um conjunto de estratégias que busca emancipar a população em situação de pobreza, tendo como meta a inclusão social e produtiva de 400 mil famílias até 2015. O público prioritário é formado por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social, na faixa etária de 18 a 60 anos.

A apresentação do ‘Vida Melhor’ foi assistida por representantes de movimentos sociais rurais e urbanos, empresários, prefeitos, parlamentares, autoridades e lideranças políticas que, ao final das exposições, tiraram dúvidas sobre o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário