9 de novembro de 2011

Correios podem transportar oficialmente produtos da agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão articulando uma parceria para transformar os Correios na “transportadora oficial da agricultura familiar”. O objetivo é fortalecer as ações de logística dos produtos da agricultura familiar.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o presidente da ECT, Wagner Pinheiro, discutiram o estabelecimento da parceria na segunda-feira (7). “Queremos contar com a parceria dos Correios para a ampliação do mercado e a facilitação logística de produtos, principalmente alimentos agroindustrializados e artesanatos da agricultura familiar e da reforma agrária, garantindo para os produtores acesso ao mercado e para os consumidores, produtos saudáveis e acessíveis”, afirmou o ministro.

Durante o encontro, foram apresentados os aspectos gerais da atuação do MDA, com o acesso ao crédito e a assistência técnica e extensão rural (Ater), políticas públicas para garantia de comercialização e preço e iniciativas de divulgação dos produtos da agricultura familiar, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo.

O presidente da ECT destacou a intenção da empresa pública de se tornar referência na logística das políticas públicas. “Queremos muito fazer esta parceria, temos um entendimento que os Correios devem fortalecer sua atuação como transportador dos programas sociais e das políticas públicas.”

A intenção é que as ações conjuntas entre o MDA e os Correios podem avançar na operação e na identificação de soluções que permitam aos agricultores familiares a compra de insumos e venda de seus produtos. “Queremos facilitar a vida dos produtores, preservando sua identidade de agricultor familiar e ampliando as oportunidades de comercialização”, concluiu Florence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário