27 de março de 2014

Governo da Bahia distribui sementes de feijão e milho para safra de inverno



Sementes de feijão e milho estão sendo distribuídas para agricultores familiares da Bahia na safra inverno 2014. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), a ação já acontece nos territórios de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, Litoral Sul, Portal do Sertão, Recôncavo e Extremo Sul.
Na próxima semana a distribuição começa no Território de Identidade do Baixo Sul, prosseguindo até junho. Está prevista a entrega de 1,5 milhão de toneladas de sementes, quase na totalidade produzidas por cooperativas de agricultores familiares.
A distribuição é feita pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculadas à Seagri. De acordo com o diretor de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Suaf, Jeandro Laytynher, os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável estão mobilizados, e a entrega tem apoio da sociedade civil organizada, por meio de sindicatos, associações e cooperativas de produtores, além de igrejas.
Nesta safra, 154.816 agricultores familiares estão aptos a receber as sementes, pois atenderam aos critérios exigidos para participar do programa ‘Semeando’. A safra de inverno atende a 19 territórios de identidade e a previsão é gerar receita superior a R$ 98,17 milhões, com a distribuição de 1.548.160 quilos de sementes em 77 mil hectares cultivados.

Programa ‘Semeando’

O objetivo da distribuição é disponibilizar insumos produtivos à agricultura familiar (sementes) nas safras de inverno até que este ciclo se torne autossustentável. A distribuição faz parte do programa ‘Semeando’, que consiste de ações articuladas para aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, resultando em ampliação da renda,  além de segurança alimentar e nutricional das famílias.
Jeandro Laytynher explicou que o programa ‘Semeando’ objetiva, em longo prazo, gerar autonomia dos agricultores na produção de sementes e mudas de qualidade. “Capacitamos produtores para produzir, formar estoque estratégico e constituir bancos de sementes comunitários. Para isso, a EBDA fornece campos experimentais. Distribuímos sementes e mudas de boa qualidade genética para que eles utilizem nas lavouras e quintais produtivos”. Segundo ele, a qualidade das sementes eleva a produtividade em níveis de 20 a 60%.
A Bahia tem 665 agricultores familiares, muitos dos quais, por meio de cooperativas, recebem recursos destinados à produção de sementes nos campos experimentais da EBDA para atender ao programa. Na safra de verão de 2012/2013, a demanda por sementes foi suprida com essa produção.

Critérios

Participam da distribuição de sementes todos os agricultores familiares que aderiram e foram beneficiados pelo Programa Garantia Safra, no período anterior à execução da ação, 100% dos povos tradicionais (quilombolas e indígenas), público dos assentamentos dinâmicos e agricultores beneficiados pela ação da agroenergia familiar.
Nos municípios que não estão zoneados ou não aderiram ao Garantia Safra, podem participar 15% do total de agricultores familiares, os quais devem passar pela avaliação dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável.

Ras – GF
27.03.2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário