23 de janeiro de 2014

Reunião na SSP discute segurança em instituições bancárias

Debater as ações públicas e privadas para o combate aos ataques contra instituições financeiras no estado foi o principal objetivo da reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (23), no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Participaram do encontro, presidido pelo secretário Maurício Barbosa, especialistas em segurança de instituições bancárias do país como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e Itaú.
Ao lado da promotora Mônica Barroso Costa, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público Estadual, e de autoridades das polícias Civil, Militar e Técnica, o secretário analisou os números da modalidade criminal em 2013, que registraram aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.
 “Nós tivemos muitas ações que deram certo, como o aumento [do número] das bases especializadas da Policia Militar e a criação de unidades, notadamente no interior, do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Garcif). Mas é necessário revisar os protocolos de atuação e do apoio das entidades, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça”, afirmou.
Os representantes das instituições financeiras apresentaram as novidades em tecnologia, já aplicadas no estado, para tentar reduzir a ação e os prejuízos causados pelos criminosos, em especial nos terminais de autoatendimento, com a utilização de explosivos.
Foram citados o aumento da capacitação da segurança privada, a mudança na operacionalidade dos caixas eletrônicos, tornando mais difícil a violação, e o monitoramento contínuo das agências, por meio de centrais à distância, que permitem acompanhar tudo o que ocorre no local, a partir do acionamento de sensores de barulho, presença e impacto.

Nas – GF

23.01.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário