20 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO NOS TEMPOS DE HOJE

Aula magna com Naomar de Almeida Filho abre Semana de Acolhimento da UCSal

“Uma universidade para os tempos de hoje: desafios”. Essa foi a reflexão que marcou o início do semestre letivo 2014.1 da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), nesta segunda-feira (20.01.2014), com palestra do Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho, convidado para aula inaugural. Antes, às 9h, as atividades do dia foram abertas com uma celebração eucarística realizada pelo Reitor da UCSal, Prof. Pe. Mauricio Ferreira, na quadra de esportes do Campus Federação. As ações estão na pauta da Semana de Acolhimento da UCSal, que, até o dia 30 de janeiro, vai integrar atividades artísticas, culturais, esportivas e de cidadania em todos os campi da universidade (Federação, Lapa, Garibaldi e Pituaçu).

Na palestra de abertura, professor Naomar fez um resgate histórico do surgimento das universidades no mundo e ressaltou a importância do Brasil na literatura sobre as instituições de ensino superior, tendo a Bahia como protagonista na instalação dessas universidades no país. Pensando em um dos desafios dos processos educativos na sociedade contemporânea, voltada às tecnologias e informação, considerou: “A universidade precisa atrair os jovens pela quantidade de informação que ele pode obter ingressando no ensino superior. Acredito que podemos mudar o conceito de dispersão e fazer com que essa dispersão se transforme em disseminação do conhecimento”.

A programação da Semana de Acolhimento, além da aula inaugural, trará, ainda, na terça-feira (21), o Dia da Música, na quarta-feira (22), o do Audiovisual, enquanto a quinta-feira (23) será Dia do Esporte e da Cidadania. “Esta será a nossa forma de acolher a todos neste semestre letivo. Será um momento de conhecer as pessoas e interagir através das atividades da programação”, disse o Reitor da Ucsal, Pe. Maurício Ferreira.  

Também fazem parte da Semana de Acolhimento o Núcleo de Relacionamento com o Aluno, que vai colher sugestões, reclamações, comentários e solicitações, desta segunda até o dia 30 de janeiro; a aula inaugural do mestrado em Políticas Sociais e Cidadania, no dia 21, com a palestra “Como a obsessão por segurança reduz a cidadania”, com a Profª Drª Márcia Esteves Calazans; no dia 28, aula magna da pós-graduação strictu sensu com o tema “Pesquisa da pós-graduação”, proferida pela Profª Drª Denise Coutinho, e, no dia 30, aula magna do mestrado e do doutorado em Família na Sociedade Contemporânea sob tema “Família no debate cultural e contemporâneo”, com o Prof. Dr Giancarlo Petrini, realizadas no campus Federação.

“Nós encontramos educação gratuitamente, vinda do mistério da vida, vinda de forma, às vezes, invisível, de pessoas que a gente nem conhece, mas que contribuem para nossa sociedade. Por isso, a gente quer fazer, ao mesmo tempo, eu não diria apenas interação entre educação e sociedade, eu diria fazer comunidade, que é o nosso grande lema na Católica. É descobrindo que educação e sociedade já são parte de um todo maior”, refletiu Pe Maurício, sobre a proposta da Semana de Acolhimento Ucsal. A programação completa pode ser acessada através do site www.ucsal.br





Release: 21.01.2014

ASCOM – UCSAL
Universidade Católica do Salvador
Largo da Palma, s/nº - Nazaré, CEP: 40.040-170 - Salvador / BA
Tel: (71) 3324-7617

Nenhum comentário:

Postar um comentário