14 de junho de 2013

Educação Profissional estimula desenvolvimento em Itororó



Toda segunda-feira, estudantes do curso de técnico em informática tornam-se monitores para idosos no município de Itororó. A ação acontece devido ao projeto Inclusão Digital para Pessoas da Terceira Idade e pretende proporcionar aos idosos o conhecimento básico em informática, além de colocar o aluno do curso em prática permanente, sob a orientação do professor. A iniciativa é um dos projetos desenvolvidos pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste da Bahia, localizado no município de Itororó, que tem, entre os destaques, a oferta dos cursos de Agroindústria e Agroecologia, ambos voltados para a produção pecuária, indústria e serviços, atividades fortes na economia da região.
Implantado em 2008, o Cetep oferta, também, os cursos de Enfermagem, Informática, Nutrição, Análises Clínicas, Agroextrativismo, e técnico em Cooperativismo. O Centro funciona nos três turnos e matriculou, este ano, 712 alunos em três modalidades: Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (ProEmi) e subsequente.
Projetos temáticos – Cada curso elabora duas temáticas por ano. No curso de Enfermagem, os alunos fazem atendimento na comunidade com a Caravana da Saúde. Já o curso de Agroecologia desenvolve um estudo a respeito do cultivo do tomate. O Projeto Tomate Orgânico é interdisciplinar e envolve a disciplina de matemática e de engenharia agrônoma, para o cultivo da fruta, por meio de mudas, plantadas na escola.
O curso de Agroindústria do Cetep trabalha com o projeto de panificação, que contempla a parte teórica com pesquisa de informações e de campo, e depois com a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário