16 de abril de 2012

Audiência pública debate impacto da barragem do Rio Colônia, no sul da Bahia‏

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), realizou neste domingo (15) em Itapé, no sul da Bahia, a audiência pública para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental da barragem do Rio Colônia, obra do Governo do Estado que terá investimentos de R$ 68 milhões.
A audiência contou com a presença de dirigentes das secretarias estaduais  de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Relações Institucionais, de Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Engenharia Rural da Bahia e teve a participação de diversos segmentos da comunidade regional.
A barragem do Rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo.

      Além de garantir o abastecimento de água a Itabuna, Itapé e Ibicaraí pelos próximos 50 anos, a barragem também poderá abastecer os empreendimentos atraídos pelo Porto Sul, permitindo ainda a manutenção regular da vazão dos rios Colônia, Salgado e Cachoeira durante todo o ano.
De acordo com o superintendente de Saneamento da Sedur, Renavan Sobrinho, “com a concessão da licença ambiental, a previsão é que as obras sejam iniciadas até dezembro de 2012 e concluída em 12 meses, para que se possa iniciar a captação pelos municípios”.

 Para o deputado federal Geraldo Simões, que participou da audiência pública, “a ampliação do sistema de abastecimento de água é fundamental não apenas para atender a população, mas estimular a atração de novas empresas, que se instalarão na região, a partir de investimentos importantes do governo federal e do Governo da Bahia, como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, a base de distribuição de gás natural e a Universidade Federal do Sul da Bahia”.


A área desapropriada para a construção da Barragem do Rio Colônia é composta majoritariamente de áreas de pastagem, com mata apenas nas áreas mais altas. Que não serão impactadas pela obra. Mesmo após a audiência, as informações do Estudo do Impacto ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) continuam disponíveis para a população em prefeituras, câmaras de vereadores e escolas, bibliotecas das cidades envolvidas na obra.

Mdt/rn – 16.04.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário