9 de fevereiro de 2012

Tecnologia Wi-Fi é implantada no Pelourinho‏

O Carnaval irá trazer para o Pelourinho, além da alegria dos artistas e foliões de plantão, uma novidade tecnológica. Será estabelecida, nesta sexta-feira (10), a conexão do sistema sem-fio de internet (Wi-Fi) na região. Resultado dos esforços conjuntos do Governo do Estado da Bahia e da empresa de telecomunicações OI, a iniciativa integra o Projeto Pelourinho Digital e está em fase de testes.
Os equipamentos, instalados em pontos fixos da área, permitirão acesso sem-fio à internet, por meio de computadores, notebooks e smartphones. Além disso, a OI também possui antenas no Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Praça Castro Alves, com 100 megabytes de velocidade cada. Esse sistema garantirá que os transeuntes, munidos dos aparelhos com a tecnologia Wi-Fi, acessem gratuitamente a internet em todo o circuito do Carnaval do Pelourinho.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) está atuando junto à OI para colocar o projeto em prática. O engenheiro do órgão, Jorge Andrade, disse que, mesmo sendo um projeto piloto para o Carnaval, a iniciativa deve permanecer após a festa. “O governo baiano está trabalhando no sentido de manter o serviço de forma permanente, beneficiando moradores, frequentadores e turistas de toda a área”.
A coordenadora geral do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador - órgão responsável pela elaboração e implantação do Plano de Reabilitação do Centro Antigo -, Beatriz Lima, comemora a novidade.“Atualmente, a internet é a principal fornecedora de informação e o Pelourinho, ao receber essa tecnologia, se integra no contexto da globalização. As pessoas poderão compartilhar informações e imagens durante a visita, fazendo com que, cada vez mais, o local seja referência no mundo inteiro”.
O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequência que não necessitam de licença para instalação ou mesmo de operação. Para se ter acesso à internet, por intermédio da rede sem-fio, deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso.

Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário