7 de agosto de 2014

Curso técnico de Auxiliar de Saúde Bucal será realizado em Ilhéus




Um dos principais fatores para a realização do curso foi a carência de profissionais que dominem as técnicas necessárias para a atuação na área

O Centro de Odontologia Avançada (COA) dá mais um passo a frente e traz para seus alunos o curso técnico em Auxiliar de Saúde Bucal. O curso será realizado na sede do COA, localizada na Praça Ruy Barbosa, n. 185, em Ilhéus, e terá início nesta próxima quarta-feira (06/10). Com carga horária total de 310 horas, sendo distribuídas em aulas teóricas, laboratoriais e estágios supervisionados, o curso tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem como auxiliares de consultório.

De acordo com a Dra. Paula Vieira Guimarães (CRO BA 7063), coordenadora do curso, as aulas serão realizadas todas as quartas-feiras à noite, durante 10 meses, e tem como principal objetivo formar profissionais aptos para enfrentarem a dinâmica do mercado de trabalho, competentes e compromissados com a nova formação escolhida. “O curso é voltado para quem já tenha concluído o Ensino Fundamental e servirá para capacitar auxiliares de consultório odontológico que irão atuar no serviço público e privado. No que diz respeito às suas responsabilidades e deveres frente a uma equipe odontológica, buscamos fundamentar o trabalho assistido para a legitimação do atendimento odontológico de qualidade técnica e de relacionamento interpessoal”, explica.
As principais metodologias de ensino escolhidas para o curso serão através de aulas presenciais, teóricas e práticas, com as avaliações ao final de cada disciplina. Alguns dos conteúdos que serão vistos no curso são: Responsabilidade, Ética e Legislação; Organização e Administração do Consultório Odontológico; Psicologia em Saúde; Biossegurança; Controle de Infecção; entre outras. O curso é o primeiro na região que oferece encontros semanais, com tecnologia de ponta e práticas intensivas.

Diferenciais

Para um melhor aproveitamento das aulas práticas, os alunos do curso terão a oportunidade de usar os equipamentos de ponta do novo laboratório do COA. “Precisamos demonstrar os procedimentos aos alunos com o que há de mais modernos em tecnologia odontológica”, comenta Paula.
Sobre a importância de trazer um curso com essas características, o principal fator que motivou foi a falta de profissionais com essas técnicas para auxiliarem nos laboratórios. “Desde 2008 todos os odontólogos só podem contratar auxiliares registrados no Conselho de Odontologia. Como em nossa região há uma carência dos cursos de formação, há carência também de profissionais capacitados e habilitados para essa função. O mercado de trabalho está aberto e em plena ascensão”, finaliza.
Para maiores informações sobre o curso de Saúde Bucal e também sobre outros cursos promovidos pelo COA, os interessados podem acessar o site: www.abo-ilheuscoa.com.br ou entrar em contato através dos números (73) 3221-7664/ (73) 8801-0795. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário