12 de julho de 2013

Aprovado novo regimento interno do Cepram

Após sete anos, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) passa a ter um novo regimento interno. A aprovação foi na última quinta-feira (11), na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), em reunião com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e os conselheiros, que tiveram a tarefa de avaliar a nova proposta.
De acordo com Spengler, a atualização surgiu da necessidade de uma modernização do documento com base na nova Política Estadual Lei nº 12.056/2011, para ajustar à legislação e as competências do Conselho. “A adaptação é voltada a disciplinar alguns procedimentos, a exemplo das questões referente ao pedido de vista, diligências e adiamento de processos e pautas que tramitam no conselho”. 
Segundo a assessora especial da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Mariana Vidal, as alterações têm como principais motivações adequar as alterações da Lei nº10431/11, que dispõe sobre os aspectos do aumento da quantidade de assentos no Cepram, passando de 21 para 33 assentos, por meio de uma composição paritária e tripartite (setor público, sociedade civil e setor econômico), além de buscar uma melhor distribuição de representação pelos três biomas do estado.
O novo regimento está pautado no fortalecimento do papel do Conselho, no que se refere a trabalhar com maior intensidade aspectos normativo da Política Estadual de Meio Ambiente e Biodiversidade nas câmaras técnicas. 
Para a conselheira representante do Sindicato de Produtores Rurais de Camacã, Leila Oliveira, a nova proposta contém detalhadamente os mecanismos de funcionamento do Conselho, além de uma melhor adequação aos trabalhos das câmaras técnicas visando trazer preposições para o aprimoramento das políticas públicas.

Cepram – Mais antigo conselho ambiental do país, o Cepram é o órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente, um colegiado vinculado à estrutura da Sema. De competências consultiva, normativa, deliberativa e recursal, sua finalidade é deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais.

12/07/13

Mas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário