12 de dezembro de 2011

Cursos de qualificação profissional grátis para beneficiários do Bolsa Familia

Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão oferecidos na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. A ação vai contemplar no estado 13 cidades com população acima de 100 mil habitantes.



Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família. “O Governo do Estado será parceiro, ajudará na coordenação do Pronatec, mas os municípios precisam se empenhar, fazer dessa oportunidade uma missão para incentivar os seus cidadãos extremamente pobres a conquistar a sua emancipação e gerar a própria renda”, disse o secretário Carlos Brasileiro.

Cadastro Único - Além de Salvador, com 19,4 mil vagas até o final do próximo ano, serão contempladas as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus e Teixeira de Freitas, Itabuna, Juazeiro, Alagoinhas e Jequié. Os cursos, que terão duração mínima de 160 horas, serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal de Educação tecnológica da Bahia (IFBa) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

Os potenciais candidatos às vagas de qualificação serão identificados a partir do Cadastro Único. Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se responsabilizarão por fazer a pré-matrícula dessas pessoas. Aos gestores municipais caberá a divulgação das vagas, o acompanhamento dos selecionados para os cursos e a mobilização do empresariado. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) também participará da ação,  inscrevendo os selecionados no Serviço Estadual para Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário