30 de setembro de 2011

Seleção de futebol de Ibicaraí rumo ao Bi

Ibicaraí sempre teve tradição em revelar bons jogadores de futebol e de formar times memoráveis, que estão sempre na lembrança dos ibicaraienses. No ano de 1975, a seleção participou do seu primeiro Campeonato Intermunicipal, terminando a campanha como vice-campeão em um jogo polêmico na final contra Cachoeira de São Felix. Ibicaraí era a única equipe invicta no campeonato, só precisava de um empate para ser campeão, porém, aos 15 minutos do primeiro tempo, o juiz já tinha expulsado três jogadores do selecionado ibicaraiense.
Em 1981, a seleção amadora formou uma boa equipe e fez a melhor campanha em todos os Intermunicipais de que participou, sagrando-se campeã no dia 28 de fevereiro em uma final em São Sebastião do Passé, com o placar de 1x0. Lembrando que naquela época a seleção só tinha jogadores do município.
Com o passar de 30 anos deste grande feito, o selecionado ibicaraiense volta a brilhar no cenário esportivo estadual, com uma campanha impecável de oito vitórias e um empate fora de casa, sem nenhuma derrota até o momento. O grande mérito deste desempenho é dos atletas e em grande parte do treinador, José Silva Filho, e sua comissão técnica, que vêm desenvolvendo um excelente trabalho à frente do selecionado.

Parcerias que revigoram
Senhor Silva, como é popularmente conhecido no meio futebolístico, é natural de Itabuna e foi gerente do Banco do Brasil em Ibicaraí na década de 1980. Após se aposentar do banco, Silva passou a se dedicar ao esporte e foi técnico de vários selecionados amadores e técnico do Itabuna Esporte Clube. Ao ser indagado sobre o grande sucesso que a seleção de Ibicaraí está tendo sob seu comando ele respondeu: “não tem nenhum mistério, o que existe é um grupo coeso, determinado, e com um propósito de buscar a recuperação do futebol de Ibicaraí, e como a maior parte deles já conhece o meu trabalho, como companheiro, amigo e sério na hora de cobrar, os bons resultados estão chegando. Além do mais, a diretoria tem cumprido com suas obrigações junto aos atletas, isso facilita muito o desempenho do time, que tem como objetivo passar de fase e chegar à final”.
A seleção de Ibicaraí é formada por uma equipe mista de jogadores locais e vindos de municípios vizinhos, que são mantidos financeiramente pela prefeitura municipal. A prefeitura tem uma participação em torno de setenta por cento da folha, mais alimentação, transporte e material esportivo. O músico Luizinho da Huanna é outro que acredita no projeto da seleção e tem colaborado mensalmente com R$ 4 mil. O comércio local também tem contribuído com valores em torno de R$ 2 mil por jogo.
Indagado sobre a participação do poder administrativo na campanha da seleção, o prefeito Lenildo Santana declarou que “inicialmente os gastos da prefeitura com a seleção eram de dez mil reais mensais, mas, à proporção que a equipe foi evoluindo na competição os gastos aumentaram consideravelmente, os jogos ficaram em cidades mais distantes, os fretes de transportes para locomoção dos atletas e a quantidade de refeições e estadias em hotéis aumentou, e a tendência é que, com o afunilamento do campeonato, os gastos cheguem em torno de vinte e cinco a trinta mil reais por mês”. O que, para ele, vale a pena, “porque o esporte é uma grande fonte de cultura para nossa juventude”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário