24 de dezembro de 2017

Em sessão vazia, vereadores aprovam décimo terceiro para políticos de Ibicaraí e aumento de impostos municipais.





Prefeito e políticos vão receber décimo terceiro salário enquanto comerciantes vão pagar mais ISS e população vai gastar mais com conta de luz e IPTU
Em uma sessão que foi organizada sem divulgação na manhã desta sexta-feira (22), os vereadores de Ibicaraí aprovaram o aumento de remuneração dos políticos que ocupam cargos públicos no município, como o prefeito, a vice e os secretários, que agora passam a receber férias e décimo-terceiro salário. Os vereadores não foram contemplados com o aumento.

Os vereadores também aprovaram o aumento de impostos municipais, como ISS, IPTU e taxa de iluminação. Do projeto que a prefeitura enviou à Câmara, os vereadores aprovaram o aumento da taxa de iluminação pública para a sede do município e também para os distritos, que agora vão pagar mais pela conta de luz. A zona rural não foi incluída na mudança.
O IPTU das residências, inclusive as aforadas, vai subir a partir de 2018. A prefeitura também havia pedido a cobrança de impostos dos terrenos, sem sucesso.
Como a votação foi feita de forma global, que não exige a leitura dos itens aprovados, a população só vai conseguir compreender o impacto total do aumento de impostos depois que houver publicação oficial da decisão.
Durante a sessão, que estava relativamente vazia devido à manobra de alterar o dia e horário para evitar a presença da população, vereadores criticaram a atuação do Grupo Ibicaraí.
"Vocês que usam Facebook, que estão aqui, precisam conhecer mais o trabalho do vereador. Ficam só criticando o que não sabem, inclusive um que fica colocando mentiras lá de São Paulo, um tal de Calazans, nem sei de onde esse desgraçado veio." A declaração foi feita no microfone da sessão oficial, que é gravada, em um nítido desrespeito à atuação popular e da imprensa e em uma flagrante quebra do decoro parlamentar.
Na sessão, estavam apenas algumas pessoas ligadas à oposição. Quase no mesmo momento da sessão, o prefeito Lula Brandão dava entrevista na Rádio Cacau FM para negar que havia pedido aumento de remuneração por meio de décimo-terceiro e férias para os políticos e criticar a atuação da população no Facebook no Grupo Ibicaraí.

 Texto- José Nilton Calazans

Nenhum comentário:

Postar um comentário