10 de novembro de 2016

Escolas da rede pública municipal de Ibicaraí realizam eleição para o Colegiado Escolar




Texto: Ascom Ibicaraí
Aconteceu durante todo o dia da última terça-feira 8, em todas as escolas rede municipal de Ibicaraí, a eleição do Colegiado Escolar para o Biênio 2016-2018. A eleição iniciou as 8:00h e foi até as 16:00h. Nas escolas que tem o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) a eleição foi feita no período noturno.

Colegiado ou Conselho Escolar
É um conselho formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, direção, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam de forma colaborativa na perspectiva de efetivar o compartilhamento de responsabilidades sobre o conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola.
A construção dessa prática possibilita mudanças no processo de gestão da escola, pois, a tomada de decisões prioriza o trabalho participativo nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, objetivando assegurar a efetividade no alcance das metas estabelecidas no projeto Político Pedagógico da Escola.

O colegiado escolar tem como função consolidar a gestão escolar democrática, a partir do estabelecimento de relações de compromisso, parceria e corresponsabilidade entre a escola e a comunidade, com vista à melhoria da qualidade social da educação. Tem as funções: deliberativa, consultiva, avaliativa e mobilizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário