13 de março de 2015

Participação das mulheres em cooperativas está sendo fortalecida


O IV Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas foi realizado nesta sexta-feira (13), no São Salvador Hotel, no Stiep, em Salvador, com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA), Cergio Tecchio, fez a abertura do encontro. Ele ressaltou a importância da associação das mulheres nas cooperativas e informou que, atualmente, dez mulheres representam o sistema de cooperativas, fazendo parte dos conselhos. Tecchio também apresentou dados estatísticos do Sistema Sicoob Bahia.


Olívia, que participou da abertura do evento, aconselhou as mulheres a “desenvolverem perfis proativos, pensarem além do mercado formal para enfrentar os desafios da situação de desemprego, além de sempre buscarem criar novas estratégias”. Neste aspecto, ela afirmou ser o cooperativismo uma estratégia muito importante, pois é nas situações de crise que as portas das cooperativas e da economia solidária são abertas. A secretaria destacou ainda o desafio de criar um caminho que garanta o fortalecimento de arranjos produtivos e outras ações voltados para o coletivo. “O que eu considero mais encantador no cooperativismo é a possibilidade de tecer caminhos em coletividade”.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço de debate sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas, discutir o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo, abordar o empreendedorismo feminino e a importância da mulher ser transformadora da realidade na qual está inserida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário