20 de novembro de 2015

Municípios do Vale do Jiquiriçá formam segundo consórcio de saúde


Um passo importante foi dado na tarde desta quinta-feira (19) para a formação do segundo consórcio de saúde do estado, que deve beneficiar mais 600 mil habitantes das regiões do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas. Em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, o vice-governador João Leão, representando o governador Rui Costa, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e prefeitos de 26 municípios assinaram o protocolo de intenções para constituição da entidade.

"Muita gente vem tratar de doenças na capital ou nas outras cidades grandes do estado. Com o consórcio, esse deslocamento não será mais necessário. Vamos garantir saúde de qualidade na região em que o paciente estará", afirmou João Leão durante o evento, que também teve a participação da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. 

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá vai reforçar a saúde no estado, descentralizando a assistência médica na região e desonerando a administração pública de cada município. “O governo está investindo mais uma vez na saúde para que os atendimentos satisfaçam da melhor maneira a demanda que existe no estado”, destacou Fábio Vilas-Boas. 

O consórcio é formado pelos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.

Policlínica

O compromisso formalizado prevê a construção de uma policlínica em Jequié, orçada no valor de R$ 17 milhões, que serão custeados inteiramente pelo Governo do Estado. Já a manutenção da unidade será dividida: 40% da administração estadual e 60% rateados entre os municípios consorciados. 

“Cada município deste tem uma alta despesa no transporte de pacientes para cidades que hoje têm mais condições para tratamento de determinadas doenças. Com a construção da policlínica, não vamos precisar ter esse gasto. Vai ficar mais barato cuidar das pessoas e isso ajudará a organizarmos nossas finanças”, ressaltou o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão (Zé Cocá), presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá. 

Ao todo, a população passará a contar com 15 novas especialidades e diversos exames de média e alta complexidade, como cardiologia e endoscopia e laboratório. A policlínica será construída no município de Jequié, mas estará apta para atender as demandas que surgiram nos municípios restantes. O consórcio é regulamentado por meio de uma lei sancionada pelo governador Rui Costa, em setembro deste ano. A gestão do serviço será de responsabilidade das próprias cidades do interior baiano.

Extremo sul

primeiro consórcio de saúde do estado foi formado por 13 municípios do extremo sul, no último dia 5. A expectativa é de que mais de 450 mil pessoas sejam beneficiadas com o novo modelo de gestão dos serviços de saúde na região. Como parte do acordo, uma policlínica será construída em Teixeira de Freitas. 


Repórter: Leonardo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário