31 de março de 2015

Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul participa de reunião do COEGEMAS



Texto e fotos - Ascom Floresta Azul - Assistência Social

A secretária Municipal de Assistência Social de Floresta Azul, Eliana Alcântara e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Gutemberg Cardoso Marciel (Guga) participaram, no último dia 17 de março, da Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS-BA), que teve como objetivo debater o Cofinanciamento Estadual 2015.  O evento aconteceu das 09:00h às 12:00h no Auditório Juthahy Magalhães, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.

O COEGEMAS tem por finalidades lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores municipais de assistência social, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência social a nível estadual. Atua de todas as formas para garantir o cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social e o direito da população às ações e serviços de assistência social.
Participaram mais de 200 pessoas inscritas, dentre sua maioria Gestores da Assistência Social, momento também que os técnicos aproveitam para aumentarem seus conhecimentos e colocarem sugestões para uma política de assistência social mais forte e eficaz.
Dentre a pauta, o Cofinanciamento Estadual 2015 foi o ponto mais discutido, pois a preocupação de todos os gestores era unânime em relação ao repasse Estadual, devido aos atrasos de sete meses relativos ao ano de 2014.
 Com o sentido de compromisso regular, foi sugerido e aprovado uma carta que será endereçada ao Ministério do Desenvolvimento Social, em nome da Ministra Tereza Campello, solicitando o empenho para retomar a pontualidade na transferência dos recursos do âmbito Federal para a assistência social, uma vez que, com os constantes atrasos, torna-se mais difícil a manutenção dos programas e serviços.
Segundo Eliana Alcântara, “Além dos atrasos constantes do governo estadual e federal, não está havendo a devida correção dos repasses aos municípios. Com tudo isso quem sofre é a população que necessita dos serviços, programas e projetos de cunho social”, declarou a secretária municipal de Assistência Social.








Nenhum comentário:

Postar um comentário